Dança do ventre

submissão ou liberdade?

Resumen

O texto problematiza o papel de artistas mulheres de dança do ventre em relação ao uso da sensualidade de seu corpo. De que forma o dito erotismo na dança do ventre pode ser uma prática de liberdade para elas? A experiência profissional das autoras, no âmbito da dança, contribui para possíveis interpretações. Conclui-se que se deve ir além da imagem do senso comum da mulher oriental, submissa e que dança apenas para o prazer do homem. 

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Biografía del autor/a

Cátia Davoglio Ribas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profissional com 27 anos de atuação profissional no mercado e mais de 40 anos de dança, é uma das referências da Dança Oriental no Brasil. Na sua formação e trajetória, destacam-se viagens ao Egito em 2002, 2010 e 2016, e também a países Árabes em 2016 e Turquia em 2006, para aperfeiçoamento técnico e artístico com grandes mestres e participação em eventos internacionais. Contratada como professora e jurada em diversos eventos importantes no cenário nacional. Um dos destaques da sua carreira foi a participação na novela O Clone da Rede Globo. Pesquisadora e escritora, é autora da coleção dos livros Os Pilares da Profissionalização em Dança em 3 volumes. Doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFRGS, Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela FEEVALE, RS. Graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Marketing e Dança pela PUCRS, RS. Atua também como docente de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança, atuando na Faculdade Rio Branco de São Paulo. Idealizadora do Curso de Formação Profissional, um dos mais antigos e conceituados do Brasil com centenas de bailarinas formadas e em atividade há mais de 20 edições. Realizou grandes eventos ao longo da sua carreira, entre os quais as edições de 2017 e 2019 do International Festival Stars Bellydance, e em 2022, o Fest Stars, evento que encerrou a sua carreira no segmento de organização de eventos. Entre as premiações recebidas pela sua trajetória, estão dois prêmios Açorianos destaque em Dança do Ventre em 2015 e 2017. Atualmente o seu foco profissional está dividido entre a área acadêmica e como diretora do Studio Brysa Mahaila, onde atua como professora, coreógrafa e mentora no direcionamento de carreira de profissionais da dança do ventre. 

Flávia Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista da Dança. Pós-Doutora em Dança pelo C-DaRE/ Coventry University, UK (2023). Doutora em Educação – PPGEDU/UFRGS (2012). Mestre em Dança pela NYU (1999). Especialista (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute – LIMS/NY (1997). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em Porto Alegre/RS. É editora-chefe da Revista Cena do PPGAC/ UFRGS.  

Citas

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Publicado
2023-12-12
Cómo citar
RIBAS, C. D.; VALLE, F. Dança do ventre: submissão ou liberdade?. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dic. 2023.