Belly dance: submission or freedom?

Keywords: oriental dance, performance, eroticism, sensuality

Abstract

The paper problematizes the role of female belly dance artists in relation to the use of their body's sensuality. In what way can the so-called eroticism in belly dancing be a practice of freedom for them? The authors' professional experience in the field of dance contributes to possible interpretations. It is concluded that one must go beyond the common sense image of the oriental woman, submissive and who dances only for the pleasure of the man.

Author Biographies

Cátia Davoglio Ribas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profissional com 27 anos de atuação profissional no mercado e mais de 40 anos de dança, é uma das referências da Dança Oriental no Brasil. Na sua formação e trajetória, destacam-se viagens ao Egito em 2002, 2010 e 2016, e também a países Árabes em 2016 e Turquia em 2006, para aperfeiçoamento técnico e artístico com grandes mestres e participação em eventos internacionais. Contratada como professora e jurada em diversos eventos importantes no cenário nacional. Um dos destaques da sua carreira foi a participação na novela O Clone da Rede Globo. Pesquisadora e escritora, é autora da coleção dos livros Os Pilares da Profissionalização em Dança em 3 volumes. Doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFRGS, Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela FEEVALE, RS. Graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Marketing e Dança pela PUCRS, RS. Atua também como docente de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança, atuando na Faculdade Rio Branco de São Paulo. Idealizadora do Curso de Formação Profissional, um dos mais antigos e conceituados do Brasil com centenas de bailarinas formadas e em atividade há mais de 20 edições. Realizou grandes eventos ao longo da sua carreira, entre os quais as edições de 2017 e 2019 do International Festival Stars Bellydance, e em 2022, o Fest Stars, evento que encerrou a sua carreira no segmento de organização de eventos. Entre as premiações recebidas pela sua trajetória, estão dois prêmios Açorianos destaque em Dança do Ventre em 2015 e 2017. Atualmente o seu foco profissional está dividido entre a área acadêmica e como diretora do Studio Brysa Mahaila, onde atua como professora, coreógrafa e mentora no direcionamento de carreira de profissionais da dança do ventre. 

Flávia Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista da Dança. Pós-Doutora em Dança pelo C-DaRE/ Coventry University, UK (2023). Doutora em Educação – PPGEDU/UFRGS (2012). Mestre em Dança pela NYU (1999). Especialista (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute – LIMS/NY (1997). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em Porto Alegre/RS. É editora-chefe da Revista Cena do PPGAC/ UFRGS.  

References

ALICE, Tania. Diluição das fronteiras entre linguagens artísticas: a performance como (r)evolução dos afetos. In: REDE SESC DE INTERC MBIO E DIFUSÃO DE ARTES CÊNICAS. Palco Giratório: Circuito nacional. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/31302737/Diluic_a_o_das_fronteiras_entre_linguagens_arti_sticas_a_performance_como_r_evoluc_a_o_dos_afetos . Acesso em: 08 jun. 2023.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BUONAVENTURA, Wendy. Serpent of the Nile. Women and Dance in the Arab World. New York: Interlink Books, 1998.

BUTLER, Judith. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e a teoria feminista. In: HOLLANDA, Heloisa B. (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 99-127, 2016.

FISCHER-LICHTE, Érica. The Transformative Power of Performance. New York: Routledge, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-287.

ICLE, Gilberto; BELLO, Márcia Pessoa Dal. Pode o professor ser um performer?. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos, Rio de Janeiro: ANPEd, 2013, v. 1, p. 246-247.

JACQ, Christian. As Egípcias – Retratos de Mulheres do Egito Faraônico. Traduzido por Maria D. Alexandre. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

KARAYANNI, Stavros Stavrou. Dancing fear and desire: Race, sexuality, and imperial politics in Middle Eastern dance. Canadá: Wilfrid Laurier Univ. Press, 2006.

LORDE, Audre. Use of the Erotic: The Erotic as Power. In: LORDE, Audre. Sister Outsider: essays and speeches. New York: Crossing Press, 1984. p. 53-59.

NEPOMUCENO, Cínthia; MATSUMOTO, Roberta K. Do Ventre ao Corpo: considerações sobre corporeidade, dança do ventre e gênero. COMA, v. 1, p. 59-66, 2004.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

ROUSHDY, Noha. Baladi as performance: Gender and dance in modern Egypt. Surfacing, v. 3, n. 1, p. 71-99, 2010.

SAHIN, Christine M. Core Connections: A Contemporary Cairo Raqs Sharqi Ethnography. 2018. Dissertation (Doctor of Philosophy in Critical Dance Studies) – University of California, Riverside, 2018.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SALGUEIRO, Roberta da Rocha. Um Longo Arabesco. Corpo, subjetividade e transnacionalismo a partir da dança do ventre. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SILVA, Matheus. Por um Performer Cruel: Reverberações entre Artaud, Performance, Corpo-Sem-Órgãos e Devir-Animal. In: Ephemera, Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 126-144, 2020.

SOARES, Andrea. Dança do Ventre e o Feminismo Decolonial. In: SEMINÁRIO DISCENTE PPGAC/UFRGS, transmitido em 08 dez. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UTv61ftwF7o&t=4458s . Acesso em: 22 out. 2022.

WARD, Heather D. Egyptian Belly Dance in Transition: The Raqṣ Sharqī Revolution, 1890-1930. Jefferson: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2018.

Published
2023-12-12
How to Cite
RIBAS , C. D.; VALLE, F. Belly dance: submission or freedom?. Ephemera - Journal of the Graduate Program in Performing Arts at the Federal University of Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 Dec. 2023.
Section
Artigos - Fluxo Contínuo