Colecionadores e diplomatas
pistas acerca da criação das sonoridades dos espetáculos De perto uma pedra e DeBanda
Resumo
O artigo trata da criação de sonoridades em espetáculos. Objetiva-se apresentar aspectos da forma de trabalho de João Bento e César Lignelli, nas composições De perto uma pedra (2018) e DeBanda (2019). Para o desenvolvimento do objetivo recorreu-se aos termos Colecionador e Diplomata, nas perspectivas de Benjamin (2007) e Latour (2004), respectivamente, assim como a busca de respostas a um dilema investigado junto à exposição dos trabalhos destes artistas.
Downloads
Referências
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011.
GIBSON, James. The Ecological Approach to Visual Perception. Psychology Press, 2013.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, Bruno. Políticas da Natureza: como fazer ciência na democracia. Tradução de Carlos Aurélio de Souza.Bauru: EDUSC, 2004.
LUCAS, João; LIGNELLI, César. DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, v. 17, n. 2, p. 152-172, 1 out. 2018.
LIGNELLI, César; MAYER, Guilherme. DeBanda e seus múltiplos: Lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-26, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20470. Acesso em: 7 set. 2023.
MAYER; LIGNELLI. Diálogos mediados por objetos técnicos: Entrevista com João Bento. Voz e Cena, [S. l.], v. 3, n. 01, p. 297–314, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/42777. Acesso em: 7 jul. 2022.
NADAI, Carolina Camargo. Pôr-se Com, Compor: corresponsabilidades no encontro performer-espectador. Revista Aspas, v. 4, n.1, p. 14-20, 2014. https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/75730.
SCHAFER, Raymond Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2011.
STERNE, Jonathan. The sound studies reader. New York: Routledge, 2012.
VOEGELIN, Salomé. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. Nova York: Continuum, 2010.
Copyright (c) 2023 Guilherme Mayer, César Lignelli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.