Colecionadores e diplomatas

pistas acerca da criação das sonoridades dos espetáculos De perto uma pedra e DeBanda

Resumen

O artigo trata da criação de sonoridades em espetáculos. Objetiva-se apresentar aspectos da forma de trabalho de João Bento e César Lignelli, nas composições De perto uma pedra (2018) e DeBanda (2019). Para o desenvolvimento do objetivo recorreu-se aos termos Colecionador e Diplomata, nas perspectivas de Benjamin (2007) e Latour (2004), respectivamente, assim como a busca de respostas a um dilema investigado junto à exposição dos trabalhos destes artistas.

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Biografía del autor/a

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília

Doutorando em Processos Composicionais para Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Mestre em Artes Cênicas pelo mesmo programa. Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Pesquisador associado do Anthropology and Dance Laboratory (AnD Lab). Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena

César Lignelli, Universidade de Brasília

Professor Associado de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). 

Citas

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Publicado
2023-12-12
Cómo citar
MAYER, G.; LIGNELLI, C. Colecionadores e diplomatas: pistas acerca da criação das sonoridades dos espetáculos De perto uma pedra e DeBanda. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dic. 2023.