Collectors and diplomats
clues about the creation of the sounds of De perto uma pedra e DeBanda
Abstract
The article deals with the creation of sounds in performances. The objective is to present aspects of the work of João Bento and César Lignelli in the compositions De perto uma pedra (2018) and DeBanda (2019). As a strategy for the development of the objective, the terms Collector and Diplomat were used, respectively in the perspectives of Benjamin (2007) and Latour (2004), as well as the search for answers to a dilemma investigated with the exhibition of the work of these artists.
Downloads
References
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011.
GIBSON, James. The Ecological Approach to Visual Perception. Psychology Press, 2013.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, Bruno. Políticas da Natureza: como fazer ciência na democracia. Tradução de Carlos Aurélio de Souza.Bauru: EDUSC, 2004.
LUCAS, João; LIGNELLI, César. DeBanda e a máquina contemporânea. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, v. 17, n. 2, p. 152-172, 1 out. 2018.
LIGNELLI, César; MAYER, Guilherme. DeBanda e seus múltiplos: Lugares, espaços, simultaneidades e concomitâncias. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 42, p. 1-26, 2021. DOI: 10.5965/1414573103422021e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20470. Acesso em: 7 set. 2023.
MAYER; LIGNELLI. Diálogos mediados por objetos técnicos: Entrevista com João Bento. Voz e Cena, [S. l.], v. 3, n. 01, p. 297–314, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/42777. Acesso em: 7 jul. 2022.
NADAI, Carolina Camargo. Pôr-se Com, Compor: corresponsabilidades no encontro performer-espectador. Revista Aspas, v. 4, n.1, p. 14-20, 2014. https://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/75730.
SCHAFER, Raymond Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Unesp, 2011.
STERNE, Jonathan. The sound studies reader. New York: Routledge, 2012.
VOEGELIN, Salomé. Listening to Noise and Silence: Towards a Philosophy of Sound Art. Nova York: Continuum, 2010.
Copyright (c) 2023 Guilherme Mayer, César Lignelli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.