Teatro ocidental sob a influência indígena

reflexões sobre a epistemologia e a hibridez poética na montagem Canek da Cia. Vendímia, Bogotá

Palavras-chave: epistemologia indígena, teatro colombiano, teatro decolonial ocidental, dramaturgia não dramática

Resumo

O artigo analisa a montagem "Canek o las transfiguraciones del ensueño" como exemplo de uma prática cênica ocidental que busca integrar poéticas de origem indígena. Descreve a decorrente hibridez poética e a relaciona com uma epistemologia ameríndia. A partir dessa análise, defende que é possível integrar no mesmo espetáculo a arte ocidental e uma arte indígena. Para isso, defende-se a necessidade de equilibrar perspectivas históricas e mítico-espirituais na dramaturgia textual e cênica de tal modo a harmonizar o mundo histórico com os princípios da cosmovisão indígena. Essa equilibração se estabelece por meio de uma hibridez poética que articula no contexto da cosmovisão indígena a harmonização temporária de forças opostas e no mundo empírico referencia a criação de justiça social. 

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Biografia do Autor

Stephan Baumgartel, UDESC

Professor do Departamento de Artes Cênicas e membro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
BAUMGARTEL, S. Teatro ocidental sob a influência indígena: reflexões sobre a epistemologia e a hibridez poética na montagem Canek da Cia. Vendímia, Bogotá. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 out. 2024.