As Histórias sem Fim
reflexões sobre uma experiência performativa com crianças de 5 anos de idade
Resumo
O artigo apresenta uma análise de experiência realizada nas aulas de Teatro para Educação Infantil de um colégio particular de Belo Horizonte durante a pandemia da Covid-19. Com base na metodologia performativa, foi instaurado um processo de criação em que crianças e professores performaram no ambiente virtual. Conceitos da Sociologia da Educação e da performatividade serviram de apoio para compreender a prática performativa das crianças.
Downloads
Referências
AUSTIN, Jhon L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BUTLER, Judith. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Tradução de Thaís Flores e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CARVALHAES, Ana Goldenstein. Persona performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2012.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.
CORSARO, Willian. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática teatral. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Traducción de Diana Gonzáles Martín y David Martínez Perucha. Madri: Abadha Editores S. L., 2011.
HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In: 5O SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 2015, São Paulo, SP. Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/Manifesto_pela_pesquisa_performativa_(Brad_Haseman).pdf . Acesso em: 11 jul. 2024.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014.
ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres. Por uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 7-28, jan./abr., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/5qxLFTmsgrbv8nZsBRt6ZLF/abstract/?lang=pt. Acesso em: jan. 2021.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre, FACED/UFRGS, v. 35, n. 2, maio/ago., 2010, p. 115-137. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444 . Acesso em: 11 jul. 2024.
PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 289-312, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n1/a13v28n1.pdf . Acesso em: 19 ago. 2020.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003. (texto digitado).
SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
Copyright (c) 2024 Thiago Meira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.