As Histórias sem Fim

reflexões sobre uma experiência performativa com crianças de 5 anos de idade

Palavras-chave: criança, performatividade da infância, pedagogia performativa, corpo, ludicidade

Resumo

O artigo apresenta uma análise de experiência realizada nas aulas de Teatro para Educação Infantil de um colégio particular de Belo Horizonte durante a pandemia da Covid-19. Com base na metodologia performativa, foi instaurado um processo de criação em que crianças e professores performaram no ambiente virtual. Conceitos da Sociologia da Educação e da performatividade serviram de apoio para compreender a prática performativa das crianças.

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Biografia do Autor

Thiago Meira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Artes pela UFMG, com pesquisas nas áreas de performance, performatividade e infâncias, com estágio de doutoramento realizado na Universidade do Minho, em Portugal. Possui mestrado e licenciatura em Artes Cênicas pela UFOP e especialização em Mídia Eletrônica: Rádio e TV pela UniBH. Tem experiências como ator, professor de teatro e artes integradas e produtor de conteúdo audiovisual.  Também tem experiência como tutor e professor conteúdista do curso de licenciatura em Teatro a distância da UFBA. Como ator, participou de montagem com os grupos Oficcina Multimédia, Residência, Calor de Laura, Cômica Cia de Teatro. Foi produtor de conteúdo audiovisual da TV UFOP, em Ouro Preto, por mais de 10 anos. 

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
MEIRA, T. As Histórias sem Fim: reflexões sobre uma experiência performativa com crianças de 5 anos de idade . Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 out. 2024.