The Endless Stories

reflections on a performative experience with 5-year-old children

Keywords: child, child performative, performative pedagogy, body, playfulness

Abstract

This article contains an experience analysis carried out in Drama for Childhood Education classes in a private school, during the Covid-19 pandemic. It was a creative process with its roots in the performative research, in which children and teachers perform in the virtual environment. Concepts from the Sociology of Education and performativity were used to understand the children's performative practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Meira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Artes pela UFMG, com pesquisas nas áreas de performance, performatividade e infâncias, com estágio de doutoramento realizado na Universidade do Minho, em Portugal. Possui mestrado e licenciatura em Artes Cênicas pela UFOP e especialização em Mídia Eletrônica: Rádio e TV pela UniBH. Tem experiências como ator, professor de teatro e artes integradas e produtor de conteúdo audiovisual.  Também tem experiência como tutor e professor conteúdista do curso de licenciatura em Teatro a distância da UFBA. Como ator, participou de montagem com os grupos Oficcina Multimédia, Residência, Calor de Laura, Cômica Cia de Teatro. Foi produtor de conteúdo audiovisual da TV UFOP, em Ouro Preto, por mais de 10 anos. 

References

AUSTIN, Jhon L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BUTLER, Judith. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Tradução de Thaís Flores e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CARVALHAES, Ana Goldenstein. Persona performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2012.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.

CORSARO, Willian. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática teatral. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Traducción de Diana Gonzáles Martín y David Martínez Perucha. Madri: Abadha Editores S. L., 2011.

HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In: 5O SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 2015, São Paulo, SP. Resumos do 5º Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 41-53, 2015. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/378/o/Manifesto_pela_pesquisa_performativa_(Brad_Haseman).pdf . Acesso em: 11 jul. 2024.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ICLE, Gilberto; BONATTO, Mônica Torres. Por uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar para professores-performers e estudantes-performers. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 7-28, jan./abr., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/5qxLFTmsgrbv8nZsBRt6ZLF/abstract/?lang=pt. Acesso em: jan. 2021.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre, FACED/UFRGS, v. 35, n. 2, maio/ago., 2010, p. 115-137. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444 . Acesso em: 11 jul. 2024.

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 289-312, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n1/a13v28n1.pdf . Acesso em: 19 ago. 2020.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003. (texto digitado).

SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

Published
2024-10-17
How to Cite
MEIRA, T. The Endless Stories: reflections on a performative experience with 5-year-old children. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 Oct. 2024.