(In)festar de vaga-lumes

a dança e a luta em Quando Quebra Queima

Palavras-chave: levantes, artes da cena, secundaristas, educação, coletivA ocupação

Resumo

Este trabalho tem como parâmetro a conjuntura de levantes desenvolvida por Georges Didi-Huberman para analisar como a encenação performática de Quando Quebra Queima da coletivA ocupação incorporou, enquanto gesto de celebração e revolta, o levante do movimento secundarista de 2015 e 2016. Problematizando, a partir do conceito de educação como prática de liberdade de bell hooks, questões de raça, gênero e revolta.

 

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Biografia do Autor

Alana Schambakler, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em artes da cena pela EBA/UFMG- 2024. Graduação em Teatro pela UAM- 2014. Especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP- 2016. Summer Conservatory of Acting Stella Adler Studio/ NYC- 2009. Atriz e arte educadora, professora de atuação no curso técnico de teatro Cefart-Palácio das Artes em Belo Horizonte. Com experiênica no setor educativo de instituições como Theatro Municipal de São Paulo, Sesc Pinheiros e Sesc Pompeia.

Carla Andrea Silva Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Artes Cênicas e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, bailarina, diretora e preparadora corporal. Doutora em Artes (UFMG). é pesquisadora do grupo de pesquisa CRIA: artes e transversalidade e coordenadora do Litura: Grupo de pesquisa e criação nas artes da cena. Dirigiu os espetáculos "Solo para coisas quase esquecidas", "Silet", "Carta ao avô" e "Escabelo". Criou e atuou nos espetáculos "Fuga: um quarto para si"e "Persefonia". Atua na área de Artes, com ênfase nas Artes da Cena, principalmente nos seguintes temas: arte e psicanálise,; processos criativos e formativos nas artes da cena; arte e poéticas da corporeidade. 

Referências

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
SCHAMBAKLER, A.; LIMA, C. A. S. (In)festar de vaga-lumes: a dança e a luta em Quando Quebra Queima. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 out. 2024.