(In)festar de vaga-lumes
a dança e a luta em Quando Quebra Queima
Resumo
Este trabalho tem como parâmetro a conjuntura de levantes desenvolvida por Georges Didi-Huberman para analisar como a encenação performática de Quando Quebra Queima da coletivA ocupação incorporou, enquanto gesto de celebração e revolta, o levante do movimento secundarista de 2015 e 2016. Problematizando, a partir do conceito de educação como prática de liberdade de bell hooks, questões de raça, gênero e revolta.
Downloads
Referências
A BATALHA do vivo. Coletivo contrafilé. São Paulo: Playgrounds, 2016.
ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Editora Forense Universitária, 2016.
CAMPOS, Antonia M; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Marcio. Escolas de luta. São Paulo: Editora Veneta, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Catálogo da Exposição Levantes. São Paulo: Editora Sesc, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Povo em lágrimas, povo em armas. São Paulo: N-1, 2021.
GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia em primeira pessoa. São Paulo: Editora Diáspora Africana, 2018.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
hooks, bell. Ensinando comunidade. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
LIMA, Carla Andrea. Corpo, pulsão e vazio: Uma poética da corporeidade. São Paulo: Annablume, 2022.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário no Jatobá. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
QUILICI, Cassiano Sydow. A arte de desarmar: corpo, escrita e dispositivos performáticos em tempos sombrios. Urdimento – Revista de Estudos de Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, abr, 2022.
QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.
TROTTA, Rosyane. Paradoxo do teatro de grupo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
Copyright (c) 2024 ALANA SCHAMBAKLER, Carla Andrea Silva Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.