(In)fest with fireflies

the dance and the fight in Quando Quebra Queima

Keywords: uprisings, performing arts, high school-movement, education, coletivA ocupação

Abstract

This work takes as a parameter the context of the uprisings developed by Georges Didi-Huberman to analyze how the performative staging of Quando Quebra Queima by coletivA ocupação incorporated as a gesture of celebration and revolt, the uprising of the secondary movement of 2015 and 2016. Problematizing, according to bell hooks, the concept of education as a practice of freedom, issues of race, gender and revolt.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alana Schambakler, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em artes da cena pela EBA/UFMG- 2024. Graduação em Teatro pela UAM- 2014. Especialização em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP- 2016. Summer Conservatory of Acting Stella Adler Studio/ NYC- 2009. Atriz e arte educadora, professora de atuação no curso técnico de teatro Cefart-Palácio das Artes em Belo Horizonte. Com experiênica no setor educativo de instituições como Theatro Municipal de São Paulo, Sesc Pinheiros e Sesc Pompeia.

Carla Andrea Silva Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Artes Cênicas e da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, bailarina, diretora e preparadora corporal. Doutora em Artes (UFMG). é pesquisadora do grupo de pesquisa CRIA: artes e transversalidade e coordenadora do Litura: Grupo de pesquisa e criação nas artes da cena. Dirigiu os espetáculos "Solo para coisas quase esquecidas", "Silet", "Carta ao avô" e "Escabelo". Criou e atuou nos espetáculos "Fuga: um quarto para si"e "Persefonia". Atua na área de Artes, com ênfase nas Artes da Cena, principalmente nos seguintes temas: arte e psicanálise,; processos criativos e formativos nas artes da cena; arte e poéticas da corporeidade. 

References

A BATALHA do vivo. Coletivo contrafilé. São Paulo: Playgrounds, 2016.

ARENDT, Hannah. A condição humana. São Paulo: Editora Forense Universitária, 2016.

CAMPOS, Antonia M; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Marcio. Escolas de luta. São Paulo: Editora Veneta, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Catálogo da Exposição Levantes. São Paulo: Editora Sesc, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Povo em lágrimas, povo em armas. São Paulo: N-1, 2021.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia em primeira pessoa. São Paulo: Editora Diáspora Africana, 2018.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

hooks, bell. Ensinando comunidade. São Paulo: Editora Elefante, 2021.

LIMA, Carla Andrea. Corpo, pulsão e vazio: Uma poética da corporeidade. São Paulo: Annablume, 2022.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário no Jatobá. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

QUILICI, Cassiano Sydow. A arte de desarmar: corpo, escrita e dispositivos performáticos em tempos sombrios. Urdimento – Revista de Estudos de Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, abr, 2022.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

TROTTA, Rosyane. Paradoxo do teatro de grupo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

Published
2024-10-17
How to Cite
SCHAMBAKLER, A.; LIMA, C. A. S. (In)fest with fireflies: the dance and the fight in Quando Quebra Queima. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 Oct. 2024.