Mestizos correspondences
Butoh, a new skin serpent in Latin America
Abstract
This paper discusses through an imaginary correspondence between the Mexican dancer Carlos Cruz and the creator of Butoh dance Hijikata Tatsumi, what it is called here “the encounter-friction” among Butoh and the “mestizos” bodies of Latin American dancers. Its objective is to discuss how such an encounter can friction, affect and mobilize their dancing, inserting them in a political field that embraces common issues between Latin America and Japan.
Downloads
References
BRETON, A. Manifesto Surrealista, 1924. Disponível em http://www.culturabrasil.org/zip/breton.pdf.
BAIOCCHI, M. Butoh: dança veredas d’alma. São Paulo: Palas Athena, 1995.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo horizonte: Ed. UFMG, 2005.
CRUZ, C. Los hombres de hoy. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por correio eletrônico em 20 fev. 2019.
FERNANDES, C. Entre escrita performativa e performance escritiva: o local da pesquisa em artes cênicas com encenação. V Congresso da Abrace. UFMG, 2008.
FISCHER, K. A. O Butoh ou a perseguição no vazio. Repertório, Salvador, nº 21, p.50-57, 2013.
GIL, J. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
GREINER, C. Butô: pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
GREINER, C. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. Annablume, 2010.
KUSANO, D. Mishima: o homem de teatro e de cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LÉVY, P.; AUTHIER, M. As árvores do conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.
MELLO, S. M. Flutuações do butoh no corpo do artista que dança: poéticas da Mestiçagem. Dissertação de Mestrado. PPPGDANÇA/UFBA, 2013.
MOLINA, M. Natsu Nakajima enseña los secretos de la danza butoh a actores andaluces. El País, Sevilha, 1999.
OHNO, Y. Imagens de uma Dança. In PERETTA, É.; NOSELLA, B.L.D. (Org.). Corpolítico: corpo e política nas artes da presença. Ouro Preto: Editora UFOP, 2018. Disponível em: https://www.editora.ufop.br/index.php/editora/catalog/view/145/115/378-1
PERETTA, É. O soldado nu: raízes da dança Butô. Editora Perspectiva, 2015.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança. Brasília, DF: UnB, 1984.
RANCIÈRE, J. O expectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SÁNCHEZ CRUZ, M. La coreógrafa Natsu Nakajima. In: Revista UniVerso, Xalapa / Veracruz / México, nº 369, ano 9, 14 de setembro de 2009. Disponível em https://www.uv.mx/universo/369/arte/arte_04.htm
SANTOS, B.S. A gramática do tempo: por uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SERRES, M. A guerra mundial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
SERRES, M. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2012.
UNO, K. Hijikata Tatsumi: Pensar um corpo esgotado. n-1 edições. 2018.
VIEIRA, J. A. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento: arte e ciência: uma visão a partir da complexidade. Fortaleza. Expressão, 2006.
TATSUMI, H. O butoh da discípula (carta a Natsu Nakajima). Revista do LUME 2, v.1, n.1, 2012.
TEIXEIRA, E.; HALL S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A; 2005. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2006.
Copyright (c) 2019 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.