Correspondências Mestiças
Butô, uma serpente de pele nova na América Latina
Resumen
Este trabalho discute, através da criação de uma correspondência imaginária entre o bailarino mexicano Carlos Cruz e o criador da dança Butô, Hijikata Tatsumi, o que chamamos de encontros-fricção entre o Butô e os corpos “mestiços” de dançarinos latino-americanos. Seu objetivo é discutir como esse encontro fricciona, mobiliza e afeta sua dança, a inserindo em um campo de forças políticas capazes de perpassar questões comuns entre América Latina e Japão.
Descargas
Citas
BRETON, A. Manifesto Surrealista, 1924. Disponível em http://www.culturabrasil.org/zip/breton.pdf.
BAIOCCHI, M. Butoh: dança veredas d’alma. São Paulo: Palas Athena, 1995.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo horizonte: Ed. UFMG, 2005.
CRUZ, C. Los hombres de hoy. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por correio eletrônico em 20 fev. 2019.
FERNANDES, C. Entre escrita performativa e performance escritiva: o local da pesquisa em artes cênicas com encenação. V Congresso da Abrace. UFMG, 2008.
FISCHER, K. A. O Butoh ou a perseguição no vazio. Repertório, Salvador, nº 21, p.50-57, 2013.
GIL, J. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
GREINER, C. Butô: pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.
GREINER, C. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. Annablume, 2010.
KUSANO, D. Mishima: o homem de teatro e de cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LÉVY, P.; AUTHIER, M. As árvores do conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.
MELLO, S. M. Flutuações do butoh no corpo do artista que dança: poéticas da Mestiçagem. Dissertação de Mestrado. PPPGDANÇA/UFBA, 2013.
MOLINA, M. Natsu Nakajima enseña los secretos de la danza butoh a actores andaluces. El País, Sevilha, 1999.
OHNO, Y. Imagens de uma Dança. In PERETTA, É.; NOSELLA, B.L.D. (Org.). Corpolítico: corpo e política nas artes da presença. Ouro Preto: Editora UFOP, 2018. Disponível em: https://www.editora.ufop.br/index.php/editora/catalog/view/145/115/378-1
PERETTA, É. O soldado nu: raízes da dança Butô. Editora Perspectiva, 2015.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança. Brasília, DF: UnB, 1984.
RANCIÈRE, J. O expectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SÁNCHEZ CRUZ, M. La coreógrafa Natsu Nakajima. In: Revista UniVerso, Xalapa / Veracruz / México, nº 369, ano 9, 14 de setembro de 2009. Disponível em https://www.uv.mx/universo/369/arte/arte_04.htm
SANTOS, B.S. A gramática do tempo: por uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SERRES, M. A guerra mundial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
SERRES, M. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2012.
UNO, K. Hijikata Tatsumi: Pensar um corpo esgotado. n-1 edições. 2018.
VIEIRA, J. A. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento: arte e ciência: uma visão a partir da complexidade. Fortaleza. Expressão, 2006.
TATSUMI, H. O butoh da discípula (carta a Natsu Nakajima). Revista do LUME 2, v.1, n.1, 2012.
TEIXEIRA, E.; HALL S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A; 2005. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2006.
Derechos de autor 2019 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.