Adaptações sobre as Virtualidades do Duplo no Teatro: do Duplo Digital ao Digital Self
Resumo
Este artigo parte da virtualidade do Duplo no teatro, de Antonin Artaud. Visa refletir sobre as poéticas dos Duplos digitais em performances intermídia contemporâneas. A partir desta leitura, reviso o conceito de Duplo Digital pensado por Steve Dixon a partir do universo da performance digital. Por fim, chego ao que nomeio como Digital Self, desde um contexto prático-teórico de criação e investigação da geração de presença em performances intermídia com recursos de programação computacional para pensar o Duplo como imagem sintética do Self.
Referências
locomotion photographs. China: Taschen, 2014.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CHAPPLE, Freda. KATTENBELT, Chiel. Intermediality in theatre and performance. IRTF/FIRT. Amsterdam, 2006.
DIXON, Steve. Uncanny Interactions. Performance Research: A Journal of the Performing Arts. Publication details, including instructions for authors and subscription information available at: http://www.tandfonline.com/loi/rprs20. Published online: 16 Feb 2011.
DIXON, Steve. Digital performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Cambridge: The MIT Press, 2007.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada Editores, 2011.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não pode transmitir. Rio de Janeiro: Editora PUC RIO, 2010.
KICKHOFEL, Eduardo Henrique Peiruque. A ciência de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. In Scientia Studia: revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. Revista do Departamento de Filosofia, FFLCH - USP. São Paulo, v. 09. jun. 2011.
SALTER, Chris. Entangled: technology and the transformation of performance. London: The MIT Press, 2010.
SCHERCHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Routledge: UK, 2006.
Copyright (c) 2019 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.