Adaptações sobre as virtualidades do duplo no teatro
do duplo digital ao digital self
Resumen
Este artigo parte da virtualidade do Duplo no teatro, de Antonin Artaud. Visa refletir sobre as poéticas dos Duplos digitais em performances intermídia contemporâneas. A partir desta leitura, reviso o conceito de Duplo Digital pensado por Steve Dixon a partir do universo da performance digital. Por fim, chego ao que nomeio como Digital Self, desde um contexto prático-teórico de criação e investigação da geração de presença em performances intermídia com recursos de programação computacional para pensar o Duplo como imagem sintética do Self.
Descargas
Citas
locomotion photographs. China: Taschen, 2014.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e o seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CHAPPLE, Freda. KATTENBELT, Chiel. Intermediality in theatre and performance. IRTF/FIRT. Amsterdam, 2006.
DIXON, Steve. Uncanny Interactions. Performance Research: A Journal of the Performing Arts. Publication details, including instructions for authors and subscription information available at: http://www.tandfonline.com/loi/rprs20. Published online: 16 Feb 2011.
DIXON, Steve. Digital performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Cambridge: The MIT Press, 2007.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada Editores, 2011.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não pode transmitir. Rio de Janeiro: Editora PUC RIO, 2010.
KICKHOFEL, Eduardo Henrique Peiruque. A ciência de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. In Scientia Studia: revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. Revista do Departamento de Filosofia, FFLCH - USP. São Paulo, v. 09. jun. 2011.
SALTER, Chris. Entangled: technology and the transformation of performance. London: The MIT Press, 2010.
SCHERCHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Routledge: UK, 2006.
Derechos de autor 2019 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.