Adaptações sobre as virtualidades do duplo no teatro

do duplo digital ao digital self

Resumen

Este  artigo  parte  da  virtualidade  do  Duplo  no  teatro,  de  Antonin  Artaud.  Visa  refletir  sobre  as poéticas  dos  Duplos  digitais  em  performances  intermídia  contemporâneas.  A  partir  desta  leitura, reviso o conceito de Duplo Digital pensado por Steve Dixon a partir do universo da performance digital. Por fim, chego ao que nomeio como Digital Self, desde um contexto prático-teórico de criação e investigação da geração de presença em performances intermídia com recursos de programação computacional para pensar o Duplo como imagem sintética do Self. 

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Biografía del autor/a

Carolina Dias de Almeida Berger
Carolina Dias de Almeida Berger é Performer e artista intermídia. Pós-doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - ECA/USP. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais - ECA/USP, onde é pesquisadora associada no LabArteMídia. Mestre em Documentário Cinematográfico - Universidade del Cine, Argentina. Graduada em Comunicação Social, UFSM. E-mail: carolinadiasberger@gmail.com.

Citas

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Publicado
2019-12-24
Cómo citar
DIAS DE ALMEIDA BERGER, C. Adaptações sobre as virtualidades do duplo no teatro: do duplo digital ao digital self . Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 91-107, 24 dic. 2019.