Multiple differences: theater among people with intellectual disabilities

Abstract

This paper reports on theatrical creation processes developed by a group of people with intellectual disabilities in theater workshops in the city of Porto Alegre - RS, between the years 2014 to 2017, at APABB RS. These processes aimed at a creative experience that explored the senses, the relation of the body in space and contact with theatrical conventions. The reflections point to the learning by the body in artistic creation.

Author Biographies

Patrícia Avila Ragazzon, UFBA
Pesquisadora, atriz, produtora e artista criadora do Ato Espelhado Companhia Teatral, desde 2008. Ministra oficinas de teatro e expressão corporal para grupos diversos, incluindo pessoas com deficiência intelectual. Atualmente se dedica a sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, tendo ingressado em 2019, sobre o ensino de práticas cênicas no contexto da inclusão social. É Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluído em 2018. Graduada em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, em 1998.
Célida Salume Mendonça, Universidade Federal da Bahia
Possui graduação em Curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2009); cursando pós-doutorado no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora - Portugal. Professora Auxiliar da Escola de Teatro, do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e do ProfArtes. Coordenou o subrojeto PIBID Teatro do Programa PIBID/UFBA (2014-2018) e coordena o Grupo CELULA (Centro Lúdico Laboratorial de Processos Criativos) Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão do Programa PIBIC/UFBA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Ensino de Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro, teatro na educação, formação de professores, dramaturgia, processos de criação, encenação e pesquisa.

References

BERSELLI, Marcia.; ISAACSSON, M. . (Des) habilidades em cena: revisão e contextualização da produção acadêmica a respeito da participação da pessoa com deficiência nas artes cênicas. Urdimento (UDESC) , v. 2, p. 364-380, 2016.

BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares: teatralidades, performances e políticas. 2. d. Uberlândia: EDUFU, 2016.

FERNANDES, Ciane. Performo, logo pesquiso: princípios constitutivos e composicionais do coletivo A-feto de dança-teatro. In: Processos criativos em arte/educação: dos contextos educacionais a cena performativa. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ : Vozes, 1998.

RAGAZZON, Patrícia Avila. Para além de nossas diferenças: teatro, poéticas e deficiência intelectual. Porto Alegre: UFRGS, 2018, 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac & Naif, 2009.

TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em Cena. Desafios e resistências da experiência corporal para além das eficiências dançantes. Salvador: UFBA, 2010, 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

TURNER, Victor. Body, Brain and Culture. In: The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publication, 1987. Traduzido para o português por Leda Alcaraz Marocco.

VENDRAMIN, Carla. Diversas danças — diversos corpos: discursos e práticas da dança no singular e no plural. Revista DO CORPO: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 3, 2013.

Published
2020-07-22
How to Cite
RAGAZZON, P. A.; MENDONÇA, C. S. Multiple differences: theater among people with intellectual disabilities. Ephemera - Journal of the Graduate Program in Performing Arts at the Federal University of Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 159-175, 22 Jul. 2020.