Múltiplas diferenças
o teatro entre pessoas com deficiência intelectual
Resumen
Este artigo expõe alguns processos de criação teatral realizado por pessoas com deficiência intelectual em oficinas de teatro, entre 2014 e 2019. Estes processos, estreitamente relacionados com a sensibilização corporal, apontam para caminhos em que a experiência criativa se desenvolve pelos sentidos, pela relação do corpo no espaço e pelo contato com a prática artística.
Descargas
Citas
BERSELLI, Marcia.; ISAACSSON, M. . (Des) habilidades em cena: revisão e contextualização da produção acadêmica a respeito da participação da pessoa com deficiência nas artes cênicas. Urdimento (UDESC) , v. 2, p. 364-380, 2016.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários Liminares: teatralidades, performances e políticas. 2. d. Uberlândia: EDUFU, 2016.
FERNANDES, Ciane. Performo, logo pesquiso: princípios constitutivos e composicionais do coletivo A-feto de dança-teatro. In: Processos criativos em arte/educação: dos contextos educacionais a cena performativa. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ : Vozes, 1998.
RAGAZZON, Patrícia Avila. Para além de nossas diferenças: teatro, poéticas e deficiência intelectual. Porto Alegre: UFRGS, 2018, 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac & Naif, 2009.
TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em Cena. Desafios e resistências da experiência corporal para além das eficiências dançantes. Salvador: UFBA, 2010, 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
TURNER, Victor. Body, Brain and Culture. In: The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publication, 1987. Traduzido para o português por Leda Alcaraz Marocco.
VENDRAMIN, Carla. Diversas danças — diversos corpos: discursos e práticas da dança no singular e no plural. Revista DO CORPO: Ciências e Artes, Caxias do Sul, v. 1, n. 3, 2013.
Derechos de autor 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.