On "Nothing that is gold remains, hilo, amáka, indian black earth", by Denilson Baniwa

Keywords: indigenous art, Denilson Baniwa, performance, memory, territory

Abstract

Based on the work by artist Denilson Baniwa called 'Nothing that is gold remains, hilo, amáka, Indian black earth', which was held on the exhibition 'Véxoa: Nós sabemos', at the São Paulo Pinacoteca in 2020, this article discusses issues related to memory, territory and the way in which movements that include humans and non-humans intertwine in the production of a work of art.

Author Biographies

Lourenço Martins Marques, UFMG

Lourenço Martins Marques é artista, integrante e cofundador da Companhia Suspensa e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG, na linha de pesquisa "Artes da cena", sob a orientação de Lucia Gouvêa Pimentel. Bolsista CAPES.

Lúcia Gouvêa Pimentel , UFMG

Lucia Gouvêa Pimentel é artista, pesquisadora, arte/educadora e professora titular da Escola de Belas Artes da UFMG. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas.

References

BANIWA, Denilson. Transcrição, cedida pelo autor, de entrevista concedida para o vídeo TERRA FÉRTIL: Véxoa e a arte indígena contemporânea na Pinacoteca de São Paulo. Roteiro, direção e produção Débora McDowell e Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: 2020. Não publicado.

BARRETO, Cristiana; OLIVEIRA, Erêndira. Para além de potes e panelas: cerâmica e ritual na Amazônia antiga. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 51-72, out. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/5075. Acesso em: 3 fev. 2021.

CABRAL, Mariana Petry. De cacos, pedras moles e outras marcas: percursos de uma arqueologia não-qualificada. Amazônica - Revista de Antropologia, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 314-331, out. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/1871. Acesso em: 3 fev. 2021.

DIAS, Jamile Pinheiro. Artistas indígenas reativam a vida em meio aos escombros da modernidade colonial. Pernambuco: Jornal Literário da Companhia Editora de Pernambuco, Recife, 19 de março de 2021. Disponível em: http://suplementopernambuco.com.br/artigos/2646-reativar-a-vida-pela-arte.html. Acesso em: mar. 2021.

INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

LEONEL, Mauro. O uso do fogo: o manejo indígena e a piromania da monocultura. Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 231-250, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9556. Acesso em: 3 fev. 2021.

LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento, Revista de Estudos em Artes Cênicas Programa de Pós-Graduação e Teatro (PPGT/UDESC), Santa Catarina, n. 19, p. 93-99, nov. 2012.

SILVA, Fabíola Andréa. Território, lugares e memória dos Asurini do Xingu. Revista de arqueologia, São Paulo, SAB, v. 28, n. 1, p. 28-41, 2013. DOI: 10.24885/sab.v26i1.366.

TERRA FÉRTIL: Véxoa e a arte indígena contemporânea na Pinacoteca de São Paulo. Vídeo. Roteiro, direção e produção Débora McDowell e Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7VnYH4VgaAE. Acesso em: 3 fev. 2021.

Published
2021-10-31
How to Cite
MARTINS MARQUES, L.; GOUVÊA PIMENTEL , L. On "Nothing that is gold remains, hilo, amáka, indian black earth", by Denilson Baniwa. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 8, p. 120-131, 31 Oct. 2021.