Um comentário sobre "Nada que é dourado permanece, hilo, amáka, terra preta de índio", de Denilson Baniwa
Resumen
Neste artigo, a partir do trabalho do artista Denilson Baniwa Nada que é dourado permanece, hilo, amáka, terra preta de índio, realizado na exposição Véxoa: Nós sabemos, na Pinacoteca de São Paulo, em 2020, discutem-se questões relacionadas à memória, ao território e ao modo como movimentos que incluem humanos e não humanos se entrelaçam na produção de um trabalho artístico.
Descargas
Citas
BANIWA, Denilson. Transcrição, cedida pelo autor, de entrevista concedida para o vídeo TERRA FÉRTIL: Véxoa e a arte indígena contemporânea na Pinacoteca de São Paulo. Roteiro, direção e produção Débora McDowell e Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: 2020. Não publicado.
BARRETO, Cristiana; OLIVEIRA, Erêndira. Para além de potes e panelas: cerâmica e ritual na Amazônia antiga. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 51-72, out. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/5075. Acesso em: 3 fev. 2021.
CABRAL, Mariana Petry. De cacos, pedras moles e outras marcas: percursos de uma arqueologia não-qualificada. Amazônica - Revista de Antropologia, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 314-331, out. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/article/view/1871. Acesso em: 3 fev. 2021.
DIAS, Jamile Pinheiro. Artistas indígenas reativam a vida em meio aos escombros da modernidade colonial. Pernambuco: Jornal Literário da Companhia Editora de Pernambuco, Recife, 19 de março de 2021. Disponível em: http://suplementopernambuco.com.br/artigos/2646-reativar-a-vida-pela-arte.html. Acesso em: mar. 2021.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.
LEONEL, Mauro. O uso do fogo: o manejo indígena e a piromania da monocultura. Estudos Avançados, v. 14, n. 40, p. 231-250, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9556. Acesso em: 3 fev. 2021.
LEPECKI, André. 9 variações sobre coisas e performance. Urdimento, Revista de Estudos em Artes Cênicas Programa de Pós-Graduação e Teatro (PPGT/UDESC), Santa Catarina, n. 19, p. 93-99, nov. 2012.
SILVA, Fabíola Andréa. Território, lugares e memória dos Asurini do Xingu. Revista de arqueologia, São Paulo, SAB, v. 28, n. 1, p. 28-41, 2013. DOI: 10.24885/sab.v26i1.366.
TERRA FÉRTIL: Véxoa e a arte indígena contemporânea na Pinacoteca de São Paulo. Vídeo. Roteiro, direção e produção Débora McDowell e Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7VnYH4VgaAE. Acesso em: 3 fev. 2021.
Derechos de autor 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.