The Bumba meu boi of Maranhão
from tradition to contemporary stages in São Luís
Abstract
The article examines the presence of “Bumba meu boi” in contemporary theater in Maranhão. The monologue “O Miolo da Estória” by Lauande Aires is used as the subject of analysis, along with interviews with the artist. The results highlight the importance of the dialogue between tradition and innovation in the contemporary cultural production of Maranhão. The traditional festivity is renewed and acquires new meanings through theater.
Downloads
References
AIRES, Lauande. Entre o chão e o tablado: a invenção de um dramaturgo. São Luís: Edição do Autor, 2012.
ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, Brasília: INL, Fundação Nacional Pré-Memória, 1982.
AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi do Maranhão. São Luís: alumar, 1997.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. SP: Ateliê editorial, 2003.
CARDOSO, Letícia Conceição Martins. De marginal a oficial: a fabricação do bumba-meu-boi como símbolo de identidade do Estado do Maranhão. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Maceió, AL, 15 a 17 de junho de 2011.
CARVALHO, Maria. Marcas que desafiam o tempo: o bumba-meu-boi. São Luís, 1995.
CASTRO, Silvio Rogério Rocha de. Evento cultural: o bumba meu-boi de São Luís do Maranhão 2000. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Acesso em: 06 mar. 2023.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiro de Castro. Temas e variantes do mito: sobre a morte e a ressurreição do boi. Revista Mana, v. 12, n. 1, p. 69-104, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de V. Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CONCEIÇÃO, Raylson Silva da. O Encontro: do acontecimento a um olhar atento – o espetáculo O Miolo da Estória. 202. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8161536 .
CONCEIÇÃO, R.; CUTRIM, L. A;. COSTA RIBEIRO, T. C. Tramas de uma desconstrução sobre o espetáculo “O Miolo da Estória”. Revista Cena, v. 41, n. 3, p. 01–14, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.134254 .
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
FERRETTI, Sergio F. Encantaria Maranhense de Dom Sebastião. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 1, n. 1, p. 262-285, 2013.
FERREIRA, Carla George Silva; SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Festejar com fé: o bumba-meu-boi maranhense uma cumplicidade com São João. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DO CARIBE NO BRASIL, 2008.
FURLANETTO, Beatriz Helena. O Bumba-meu-boi do Maranhão: território de encontros e representações sociais. Revista RA’E GA. Curitiba, n. 20, p. 107-113, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Centauro, 2006.
LIMA, Carlos. Bumba-meu-boi. São Luís: Sudema, Furintur, 1971.
MARQUES, I. R. O bumba meu boi do Maranhão. São Luís: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, 1999.
MARTINS, Carolina Christiane de Souza. Política e Cultura na História do Bumba meu Boi: São Luís do Maranhão- século XX. 2015. Niterói, Tese (Doutorado) – PPGH, UFF, 2015.
NORA, Pierre. Entre Memória e História – A Problemática dos Lugares. Proj. História, São Paulo, 1993.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1999.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
PINHO, Jessenice Melo Araújo. A festa do bumba-meu-boi no Maranhão: desafios entre a tradição e a inovação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Gestão de Projetos Culturais) – CELACC/ECA/USP, São Paulo, 2012.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Tradução de Monique Augras. Estudos
Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SILVA, Gisélia Castro. Cultura Popular e Poder Político – Contradições e tensões no bumba meu boi do Maranhão. EDUFMA, São Luís, 2013.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução Pontes de Paula Lima (a partir da edição americana). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1984.
VALE, Hemily Rodrigues; OLIVEIRA, Ariella Silva Fernandes; SILVA, Isilainy Cristiny Silvino; BARROS, Matheus Sousa. Identidade, memória e o sagrado: o encontro de Bumba-meu-boi no largo de São Pedro em São Luís (MA). In: XIV Encontro Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Geografia – ENANPEGE virtual, 2021.
XAVIER, Antônio Nolberto de Oliveira. Folclore e Ideologia: A polifonia no folguedo Bumba-meu-boi. Caderno da Escola de Comunicação – UniBrasil, v. 1, n. 1, out. nov., p. 120-127, 2003.
Copyright (c) 2023 Raylson Silva da Conceição, Tania Cristina Costa Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.