O Bumba meu boi do Maranhão

da tradição aos palcos contemporâneos de São Luís

Resumen

O artigo examina a presença do Bumba meu boi no teatro contemporâneo maranhense. O monólogo O Miolo da Estória, de Lauande Aires, é utilizado como objeto de análise, juntamente com entrevistas com o artista. Os resultados destacam a importância do diálogo entre tradição e inovação na produção cultural contemporânea do Maranhão. O folguedo é renovado e adquire novos significados por meio do teatro.

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Biografía del autor/a

Raylson Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aluno bolsista Capes de doutorado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em Teatro pela UFMA. Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

Tania Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora assistente III da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Arte, junto ao Programa de Pós- Graduação em Arte da UnB. Mestre em Ciências Sociais. Graduada em Educação Artística/ Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). 

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Publicado
2023-12-11
Cómo citar
DA CONCEIÇÃO, R. S.; COSTA RIBEIRO, T. C. O Bumba meu boi do Maranhão: da tradição aos palcos contemporâneos de São Luís. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 11 dic. 2023.