Ethics of creation in contexts of social precariousness

a study with three Brazilian artistic collectives

Keywords: social precariousness, poverty, theater groups, performing arts, ethics

Abstract

This study explores the notion that precarious conditions and limited social rights fail to diminish the ethical decisions of Brazilian artistic collectives. To illustrate this, it examines three artistic collectives based in Brazil: Contadores de Mentira, Trupi di Trapu, and Rede Espiralar Encruza. It centrally argues that an analysis of interviews with their members exemplifies work of these collectives. This study articulates the concept of creation ethics by three key markers: community ethics, choice as a political act, and the ethics of reciprocity. It uses Agamben’s ideas on ethics and action to show how the ethics of creation function within these collectives. This study concludes that the ethical positions of these groups challenge the notion that social precariousness diminishes their ethical perspectives

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Author Biographies

Gilberto Icle, UFRGS

Gilberto Icle é graduado em teatro, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Professor titular no Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação na mesma Universidade. É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. É editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença. Coordenador da Rede Internacional de Estudos da Presença. Bolsista de Produtividade 1-D do CNPq.

Rossana Della Costa, UFRGS

Rossana Della Costa é graduada em Licenciatura em Teatro, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutora em em Lettres et Sciences Humaines pela Université Paris Nanterre. Professora adjunta no Departamento de Ensino e Currículo, da Faculdade de Educação na UFRGS. Editora associada da Revista Brasileira de Estudos da Presença. Membro da Rede Internacional de Estudos da Presença; participante do Projeto Pobreza e Performance; membro do GETEPE (UFRGS); LATA (UNB) e Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas (UNESP). Coordena o Projeto de Extensão Universitária Mili Micro Nano Pico (PROEXT/UFRGS) e o Projeto de Pesquisa Formas animadas e educação: o corpo como espaço na formação docente.

Celina Nunes de Alcantara, UFRGS

Celina Alcântara é atriz, professora associada da Ufrgs e pesquisadora de Teatro. Possui Graduação em Artes Cênicas, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como professora atua na Graduação em Teatro do Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, ambos do Instituto de Artes, da UFRGS, trabalhando com as temáticas das práticas do trabalho do ator/atriz/performer e das práticas cênicas e relações étnico raciais e de gênero. É integrante do Núcleo de Estudos afro-brasileiros, africanos e indígenas (NEABI/UFRGS); é editora associada da Revista Brasileira de Estudos da Presença; coordena o grupo de pesquisa GINGA –Grupo interseccional de pesquisas em negritude, gênero e artes. A pesquisa atual é As práticas cênicas na intersecção com questões étnico-raciais e de gênero como potência de criação e pesquisa.  

Marcelo de Andrade Pereira, UFSM

Graduado em Filosofia, pela UNISINOS; mestre em filosofia, mestre e doutor em educação, pela UFRGS; professor associado do departamento de fundamentos da educação, da UFSM. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação - linha de pesquisa artes e educação, da UFSM. Coordena o Floema - núcleo de estudos em estética e educação. Editor-associado da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

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Published
2025-03-20
How to Cite
ICLE, G.; DELLA COSTA, R.; NUNES DE ALCANTARA, C.; DE ANDRADE PEREIRA, M. Ethics of creation in contexts of social precariousness: a study with three Brazilian artistic collectives. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 14, 20 Mar. 2025.