A Sabotagem do Movimento, de Hijikata Tatsumi, e o desejo de matar a ideologia da morte

  • Katja Centonze

Resumen

Morte e desejo aparecem como características essenciais no butô de Hijikata Tatsumi, o que traz em pauta o paradoxo da vida e da morte, da quietude e do movimento. Hijikata coloca essas contradições nas raízes da dança em si. Esta análise aponta vários aspectos encontrados na estética da morte e nos processos de execução do butô, que captam a tensão entre estar morto e/ou vivo, entre presença e ausência. Mostra-se como os estados físicos da morte biológica são encenados, e demonstra-se que, no teatro não humano do erotismo de Hijikata, a morte se destaca como um objeto colocado com outros objetos no palco, incluindo o corpo carnal (nikutai) do performer. A discussão foca na investigação radical de corporalidade, de Hijikata, que coloca sob crítica não apenas o nikutai, mas até mesmo o cadáver (shitai), revelando as narrativas culturais às quais estão sujeitos.

Gentilmente cedido pela autora e originalmente publicado em inglês na obra Ca’ Foscari Japanese Studies 6 - Morte e Desejo no Japão Contemporâneo: Representação, Prática, Performance. Editado por Andrea De Antoni e Massimo Raveri, 2017. ISBN [ebook] 978-88-6969-151-5 | ISBN [print] 978-88-6969-150-8. Disponível em: https://edizionicafoscari.unive.it/media/pdf/books/978-88-6969-150-8/978-88-6969-150-8.pdf

 

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Biografía del autor/a

Katja Centonze

Pesquisadora e professora Associada junto ao Departamento de Estudos Asiáticos e do Norte da África
da Universidade Ca’ Foscari - Veneza, Itália. Pesquisadora visitante junto ao Tsubouchi Shôyô Memorial Theatre Museum, da Universidade de Waseda, Japão. Colaboradora junto à Universidade de Tréveris, Alemanha. Autora de diversos artigos e livros sobre a dança butô, como Aesthetics of Impossibility: Murobushi Kô on Hijikata Tatsumi, (Libreria Editrice Cafoscarina, 2018).

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Publicado
2019-08-31
Cómo citar
CENTONZE, K. A Sabotagem do Movimento, de Hijikata Tatsumi, e o desejo de matar a ideologia da morte. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 2, p. 31-58, 31 ago. 2019.