Testimonios del Fibutoh en Arica, Chile
correspondencias sin fronteras para danzar
Resumen
Este artículo reúne los testimonios de cuatro artistas, Fernando Montanares (Chile),
Ocarina Luz (Chile), Simone Mello (Brasil) y Carlos Cruz (México) que reflexionan sobre las experiencias y memorias de los talleres y presentaciones dos maestros japoneses: Tominaga Makiko y Mai Ken, ambos invitados al Fibutoh, Festival Internacional de Butoh de Chile de 2018.
Descargas
Citas
BAIOCCHI, Maura. Butoh, veredas d’alma. São Paulo: Palas Athena, 1995.
DANIEL, Claudio. Imagens do Japão na Poesia Modernista Brasileira. In Eutomia - Revista de Literatura e Linguística. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/viewFile/875/658
ENDO, Tadashi. Kamaitachi - O espírito do vento cortante. Proceso del Espectáculo “Dô”. Salvador. Bahia, 2012. Disponível em <https://materialdomovimento.wordpress.com/2012/09/29/a-energia-do-vento/>.
MELLO, Simone Martins. Flutuações do Butoh no corpo do artista que dança. Poéticas da Mestiçagem. Disertação de mestrado - PPGDANÇA/UFBA. Orientação: Lela Queiroz, 2013.
NIEZSCHE, Friedrich. Así habló Zaratustra. Disponível em <http://www.dominiopublico.es/libros/N/Friedrich_Wilhelm_Nietzsche/Friedrich%20Wilhelm%20Nietzsche%20-%20Así%20Habló%20Zaratustra.pdf>.
NIEZSCHE, Friedrich. Así habló Zaratustra. Edición Integra. Madrid, 1ª ed., 1999.
OHNO, Yoshito. Imagens de uma dança. In PERETTA, Éden; NOSELLA, Berilo (Org.). Corpolítico: corpo e política nas artes da presença. Ouro Preto: Editora UFOP, 2018. Disponível em: <https://www.editora.ufop.br/index.php/editora/catalog/view/145/115/378-1>
OKANO, Michiko. Ma – a estética do entre. Revista USP, São Paulo, n. 100, 2014.
PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2013.
Derechos de autor 2019 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.