As proposições de Antonin Artaud em cena
performances de um corpo diferenciado
Resumen
Este texto discute sobre as performances (DES)VITRUVIANDO (2014), Sanguis (2014) e Reliquiarium experientiis (2014) e lança questionamentos sobre o corpo diferenciado em cena e na vida, principalmente a partir do cauteloso processo de apropriação antropofágica das ideias da arte e da vida do artista francês Antonin Artaud.Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COELHO, Teixeira. Moderno pós moderno: modos & versões. São Paulo: Iluminuras, 2011.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009.
DERRIDA, Jacques. Escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.
GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. São Paulo: Civilização Brasileira, 1992.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LOTRINGER, Sylvère. Contemplar o sofrimento. In: OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro; SALLES, Nara (organizadores). Corpos Diferenciados em Performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.
MÈREDIEU, Florence de. No Limiar do Corpo. Metamorfoses e Linhas de Fuga: De Antonin Artaud às Expressões Contemporâneas. In: OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro; SALLES, Nara (organizadores). Corpos Diferenciados em Performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.
OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. Corpos diferenciados: a criação da performance "Kahlo em mim eu e(m) Kahlo". Maceió: EDUFAL, 2013.
VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Derechos de autor 2019 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.