Living Theatre em Ouro Preto, prisão e exílio
entrevista com Ilion Troya
Resumen
Entrevista com José Carlos Temple Troya, ou Ilion Troya, como é mais conhecido, integrante do Living Theatre, de Nova York. Há cinquenta anos, em 1971, uma de suas passagens por Ouro Preto ficou marcada em sua trajetória. A convite do renomado grupo de vanguarda norte-americano, que estava no Brasil, Ilion foi viver e atuar com o Living Theatre, que na cidade mineira pretendia criar e encenar o inovador espetáculo O Legado de Caim. Projeto que foi dramaticamente interrompido por agentes da violenta ditadura militar que vigorava no país. Presos, os atores estrangeiros foram expulsos do país e Ilion partiu para o exílio. É sobre o Living Theatre e sua passagem por Ouro Preto, a prisão e o exílio que conversamos nessa entrevista.
Descargas
Citas
BECK, Julian. The life of the theatre. San Francisco: City Lights, 1972.
GRANÉS, Carlos. La invención del paraíso: el Living Theatre y el arte de la osadía. Madrid: Taurus, 2015.
MALINA, Judith. The Diaries of Judith Malina, 1947-1957. New York: Grove Press, 1984.
MALINA, Judith. Diário de Judith Malina. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 2008.
Derechos de autor 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.