Arte e espiritualidade

influências antroposóficas sobre a técnica de Michael Chekhov

Resumen

Este trabalho enfoca as influências da Antroposofia sobre a técnica teatral de Michael Chekhov, visando compreender o papel da espiritualidade no fazer artístico destas duas abordagens. Para tanto, perpassa as noções da Antroposofia como corpos físico, etérico e astral; mundos físico e suprassensível; imaginação; meditação; Gesto de Alma e Euritmia, buscando identificar ressonâncias na sistematização de Chekhov para a atuação.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luciana Barone, Universidade Estadual do Paraná

Pesquisadora, docente, atriz e encenadora teatral, é Bacharel em Artes Cênicas (1996, UNICAMP). Mestre (2002) e Doutora (2007) em Multimeios, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo pesquisado tecnologia em encenação e a poética do encenador e cineasta Robert Lepage. Tem pós-doutorado em Theatre and Performance pela Goldsmiths University of London (2019-20), com pesquisa sobre o Body-Mind Centering como suporte à técnica de atuação de Michael Chekhov. 

Citas

ANDERSON, Neil. On Rudolf Steiner’s Impact on the Training of the Actor. Literature & Aesthetics, v. 21, n. 1, jun., 2011. Disponível em: https://openjournals.library.sydney.edu.au/ LA/article/view/5054. Acesso em: 10 fev. 2023.

ASHPERGER, Cynthia. The Rhythm of space and the sound of time: Michael Chekhov’s acting technique in the 21st century. Amsterdam: New York: Rodopi, 2008.

BARONE, Luciana P. C. Da criação de Dartington Hall ao Teatro Estúdio de Michael Chekhov: os princípios de comunidade, educação e atuação. Revista Científica de Artes FAP, UNESPAR, v. 24, n. 1, p. 39-61, 2021.

CHAMBERLAIN, Franc. Michael Chekhov: Pedagogy, Spirituality and the Occult. Toronto Slavic Querterly, n. 4, Spring, 2003.

CHAMBERLAIN, Franc. Michael Chekhov. London: New York: Routledge, 2004.

CHEKHOV, Michael. The Theatre of the future (Based on a lecture by Michael Chekhov entitled ‘The Actor and the Theatre of tomorrow’, given, in English, at the New School for Social Research, New York, September, 22nd, 1935). Transcribed by Deirdre Hurst Du Prey. Dartington Hall: Devon Archives, 1936.

CHEKHOV, Michael. On the technique of acting. New York: Harper Collins Publishers, 1991.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

CHEKHOV, Michael. Michael Chekhov’s Lessons for Teachers, Expanded Edition. Transcribed from the original shorthand notes by Deirdre Hurst Du Prey. Michael Chekhov Association, 2018.

CRISTINI, Monica. Meditation and imagination: the contribution of anthroposophy to Michael Chekhov’s acting technique. In: AUTANT-MATHIEU, Marie Christine and MEERZON, Yana. The Routledge Companion to Michael Chekhov. London and New York: Routledge Companions, Taylor and Francis Group, 2015. E-book.

CRISTINI, Monica. Psychological Gesture, concentration and meditation on character development with Rudolph Steiner and Michael Chekhov. Medicina neu Secoli Arte e Scienza. Journal of History of Medicine, v. 31, n. 2, p. 335-354, 2019. Disponível em: https://rosa.uniroma1.it/rosa01/medicina_nei_secoli/article/view/1603. Acesso em: 15 fev. 2023.

DABOO, Jerri. Michael Chekhov and the embodied imagination: Higher Self and Non Self. Studies in theatre and performance, v. 27, n. 3, p. 261-273, 2007.

FLEMING, Cass. Um constante processo de expansão. Revista Científica de Artes/FAP, UNESPAR, v. 24, n. 01, p. 13-37, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4266. Acesso em: 07 fev. 2023.

LANGMAN, Dawn. The art of acting: body, soul, spirit, word. Great Britain: Temple Lodge Publishing, 2014.

MAROVITZ, Charles: The other Chekhov: a biography of Michael Chekhov, the legendary actor, director and theorist. New York: Applause Theatre Book Publishers, 2004.

SHARP, Martin; Michael Chekhov: The Dartington Years. Palomino Films/ Dartington Hall Trust Archives, 2002. DVD.

STEINER, Rudolf. Arts and their Mission. Anthroposophic Press Inc.: Steiner Books, 1964. Disponível em: https://rsarchive.org/Lectures/GA276/English/AP1964/ArtMis_index.html . Acesso em 15 dez. 2022.

STEINER, Rudolf. Erythmy as a visible Speech. London: Rudolf Steiner Press, 1984.

STEINER, Rudolf. Speech and drama. New York: Anthroposophic Press Inc.: Steiner Books, 1985.

STEINER, Rudolf. Art as a Spiritual Activity. Hudson; NY: Antroposophic Press, 1998. E-book.

STEINER, Rudolf. Os graus do conhecimento superior: o caminho iniciático da imaginação, da inspiração, da intuição. Tradução de Lavínia Viotti. São Paulo: Editora Antroposófica, 2007.

STEINER, Rudolf. The secrets of Threshold. Whitefish: Kessinger Publishing, LLC, 2010. E-book.

STEINER, Rudolf. Os três mundos do espírito – Antroposofia – Psicosofia – Pneumatosofia. Tradução e Edição de David de Angelis. 2021. E-book.

Publicado
2023-12-11
Cómo citar
BARONE, L. Arte e espiritualidade: influências antroposóficas sobre a técnica de Michael Chekhov. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 11 dic. 2023.