Relatos com cardumes

três imersões “apeixonadas” interespécies

Resumen

Três relatos de experiências de Somática e dança com peixes, duas delas realizadas com meu filho neurodivergente Lucio Di Franco, no mar do Porto da Barra, Salvador BA, entre novembro de 2022 e abril de 2023. A maioria dos relatos foi inicialmente gravada em formato de áudio logo após as imersões e compartilhados em grupos que sobrepõem ensino, pesquisa e extensão, como na performance Lugar sem Fala (Coletivo A-FETO de Dança-Teatro, 2022) e a palestra performativa  Movimento e Estados Aquáticos (evento Trançar, organizado por Ana Pais e Daniela Guimarães, UFBA, 2023).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ciane Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade, professora do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA; pesquisadora Produtividade em Pesquisa pelo CNPq; graduada em enfermagem, licenciada em artes visuais e especialista em saúde mental (arteterapia) pela Universidade de Brasília; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada, e pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. 

Citas

BHABHA, K. H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Opening and Strengthening Our Heart through the Consciousness of Embodiment: A Body-Mind Centering® Approach through Movement, Touch, and Cellular Consciousness. 2021 Spring Series, 06 a 24 de Maio, 2021. Disponível em: https:// bonniebainbridgecohen.com/ .

DOUD, Elizabeth. The Mermaid Tear Factory: Ecoperformance, climate emergencies and artivism of the sea. In: FERNANDES, C.; SANTANA, I.; SEBIANE, L. (org). Somática, Performance e Novas Mídias. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 321-339.

DUBRO, Peggy P.; LAPIERRE, David P. Elegant Empowerment: Evolution of Consciousness. Colmenar, Malaga, Espanha: Platinum Pub, 2022.

FERNANDES, Ciane. No movimento das marés: Somática, Imersão como Pesquisa e criação em dança. In: FERNANDES, C.; SANTANA, I.; SEBIANE, L. (org). Somática, Performance e Novas Mídias. Salvador: EDUFBA, 2022, p. 303-320.

FERNANDES, C. et al. Lugar sem Fala. Release. In: XII MOSTRA DE PERFORMANCE DA GALERIA CAÑIZARES, Salvador, BA, 2022.

HARAWAY, Donna J. Quando as Espécies se Encontram. Tradução de Juliana Fausto. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Tradução Mariza Corrêa. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7-42, 1995. Disponível em: http://www.pagu.unicamp.br/sites/www.ifch.unicamp.br.pagu/files/pagu05.02.pdf. Acesso em: 05 mar. 2019.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LABAN, Rudolf. The Language of Movement: A Guidebook to Choreutics. Boston: Plays, 1974.

NAGATOMO, Shigenori. Attunement through the Body. New York: State University of New York, 1992.

PIZARRO, Diego. Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. 2020. 446 fls. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro / Escola de Dança, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

POLLACK, Gerald. The fourth phase of water: Beyond solid, liquid, and vapor. Springfield: Ebner & Sons, 2014.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Grupo Editorial Letramento, 2017.

SARABHAI, Mrinalini. Understanding Bharata Natyam. Darpana Academy of Performing Arts, 1981.

Publicado
2023-12-12
Cómo citar
FERNANDES, C. Relatos com cardumes: três imersões “apeixonadas” interespécies. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dic. 2023.
Sección
Memoriais e Relatos de experiência