O Teatro no Novo Ensino Médio Integral

uma análise sobre Competências e Avaliação

  • Márcia Cristina Baltazar Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teatro, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5455-1287
  • Jhonatan Santana Batista Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teatro, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. https://orcid.org/0009-0009-7472-9199

Resumen

Serão expostas algumas avaliações sobre o Novo Ensino Médio Integral (NEM) feitas por aqueles que realmente passaram pelo novo currículo. Mostra-se também as avaliações de outros(as) autores(as) sobre como está concebida a Arte no NEM e tece-se um pensamento crítico sobre a função subjetiva de se avaliar competências imposta pela BNCC. Em seguida, reflete-se sobre a avaliação de aprendizagem em Teatro, considerando seus conteúdos próprios, sua didática, sua epistemologia. O objetivo é averiguar o que está sendo provocado a se ensinar e a se avaliar em Teatro no Novo Ensino Médio. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica e em entrevistas com duas professoras de um colégio estadual no interior de Sergipe. O texto mostra as fragilidades do NEM e a inadequação da Arte e do Teatro à lógica da BNCC. Conclui-se que é necessária uma mobilização política para a ressurreição do Teatro nas escolas brasileiras.

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Biografía del autor/a

Márcia Cristina Baltazar, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teatro, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Professora titular do curso de Teatro da UFS. Doutora em Artes pela UNICAMP. Atriz. Pesquisa e ensina Pedagogia das Artes Cênicas, Expressão Corporal, Ação Cultural, Educação Somática. Membra do Grupo de Pesquisa em Pedagogia das Artes Cênicas da ECA-USP.

Jhonatan Santana Batista, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teatro, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Graduado em licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisa o ensino da Arte através dos documentos e leis que regem a educação brasileira.

Citas

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Publicado
2024-10-17
Cómo citar
BALTAZAR, M. C.; SANTANA BATISTA, J. O Teatro no Novo Ensino Médio Integral: uma análise sobre Competências e Avaliação. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 oct. 2024.