Nariz de palhaça

olhares sobre o documentário “Achei o meu nariz”

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão coletiva sobre o documentário “Achei o meu nariz” que relata a jornada pelo universo da palhaçaria feminina, apresentando as trajetórias, dificuldades e conquistas das palhaças dos Grupos “As Marias da Graça”, “Casa 407” e da “Palhaça Catha Vento”. Nesta análise são discutidos, sob a lente das Performances Culturais, a construção da figura das palhaças e os aspectos correlatos entre a forma como elas contam suas próprias histórias e a linguagem narrativa do cinema documentário. O objetivo é encontrar uma abordagem que estabeleça um diálogo comum entre as pesquisas dos três observadores, criando uma conexão entre diferentes camadas de análise sob um mesmo produto cultural.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Gleuter Alves Guimarães, UFG

Doutorando do programa de “Performances Culturais” da UFG, pesquisa os contadores de histórias do estado do Tocantins. Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Licenciado em Artes Cênicas pela UFG e Educação Física pela UFV - Viçosa MG. É professor de Arte no Instituto Federal do Tocantins - IFTO- Campus Formoso do Araguaia. Participa de projetos de extensão em Teatro e poesia. Atua nas atividades da Coordenação de Arte e Cultura do IFTO.

André Almeida Nunes, UFG

Doutorando do programa de “Performances Culturais”, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, com pesquisa concentrada em cinema e suas narrativas. Possui mestrado em Comunicação pela UFG e atualmente é produtor cultural no Instituto Federal de Goiás.

Roberta Machado Silva, UFG

Doutoranda da UFG e estuda a subjetividade do riso proposto nas performances das palhaças. É mestre na Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Ciências Sociais no Programa Interdisciplinar em Performances Culturais e estuda o porquê os voluntários de Goiânia elegem a figura do palhaço em suas intervenções em Hospitais. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UEG é MBA em Gestão Empresarial (FGV), e Pós Graduação em Construção Civil (UFG), Master, Executive e Professional Coach pela Academia Brasileira de Coach, com certificação Internacional pelo Behaveral Coach Institute (BCI), Formada no ITEGO em Artes Basileu França em artes da cena. Participa como atriz no coletivo tônus e como palhaça na Associação sem fins lucrativos PalhaCia, na qual também atua como diretora e educadora. Proprietária da empresa Eu Palhaça, que trabalha com arte, cultura e aulas de teatro presenciais e online. A empresa também possui uma vertente de estudos e pesquisas em palhaçaria feita por mulheres desde 2021, o grupo de estudos Ei Palhaça.

Citas

ACHEI O MEU NARIZ. Direção: Bárbara Amadio, Diana Magalhães e Jacqueline Durans. Elenco: “A Marias da Graça”, “Casa 407” e a Palhaça Catha Vento. [S. l.]: Nucine Filmes Maracanã, 15 de maio 2023. 1 vídeo (12:52 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ngiBPZ1m02s Acesso em: 08 maio 2025.

CAFÉ, Ângela Barcellos. Dos contadores de histórias e das histórias dos contadores. Goiânia: Editora UFG, 2005.

CAMARGO, Robson Corrêa. Milton Singer e as Performances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Karpa 6, California State University, Los Angeles, 2013. Disponível em:

https://www.calstatela.edu/sites/default/files/robsonpdf.pdf Acesso em: 24 nov. 2024.

GUIMARÃES, Gleuter Alves. Espelho e jardim de inverno - lugares de atravessamentos: Tia Paloma construindo jardins de vida e utopias na escola. In: Coutinho, Rejane; Mateiro, Teresa; Vidor, Heloise; Tonezzi, José (org.). Escola e Arte: discursos, práticas e políticas educacionais. Tomo II - Coleção Prof-Artes. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2020. p. 29-39.

HARTMANN, Luciana. Gesto, palavra e memória: performances narrativas de contadores de causos. Florianópolis: Editora UFSC. 2011.

JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; Schulman, Norman. O que é, afinal, estudos culturais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

JUNQUEIRA, Juliana. O circuito cultural brasileiro e a crítica de cinema: um estudo sobre a recepção especializada dos filmes de Mazzaropi. 2022. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/2dc612cf-8993-45d0-acc2-dcfb39b2e483 . Acesso em: 24 nov. 2025.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2013.

OLIVEIRA, Natália Tazinazzo Figueira de. Um refúgio na escola: o corpo narrador e a figura do palhaço. In: TIERNO, Giuliano; ERDTMANN, Letícia Liesenfeld (org.). NARRA-TE CIDADE: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. São Paulo: A casa tombada, 2017. p. 49 - 59.

SANTOS, Adriana Patrícia. Palhaça Negra: Palhaçaria como Hackeamento dos racismos e ruptura de grilhões. In: WUO, Ana; BRUM, Daiani (org.). Palhaças na Universidade. Santa Maria: Editora UFSM, 2021. p. 40-49.

SCHECHNER, Richard. Between theater and anthropology. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1985.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo, Revista de teatro, crítica e estética, Rio de Janeiro, ano II, n. 12, p. 25-50, 2003.

SCHECHNER, Richard. Performance Theory. Great Britain, Routledge, 2005.

SCHECHNER, Richard. Performers e espectadores – transportados e transformados. Moringa, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 155-185, jan./jun., 2011.

TURNER, Victor. Do Ritual ao Teatro: a seriedade humana de brincar. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2015.

TURNER, Graeme. Cinema como prática social. Tradução de Mauro Silva. São Paulo: Summus, 1997.

VELOSO, Sainy Coelho Borges. Entre tablados e Arenas: Performances Culturais. Urdimento, v. 2, n. 23, p. 188-205, 2014.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado
2025-10-27
Cómo citar
GUIMARÃES, G. A.; ALMEIDA NUNES, A.; SILVA, R. M. Nariz de palhaça: olhares sobre o documentário “Achei o meu nariz”. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 9, n. 17, 27 oct. 2025.
Sección
Dossiê “O Corpo Coletivo do Riso”