A política do riso no 2º Sol Rindo - Festival de palhaçaria de Balneário Camboriú
uma entrevista com Bruna Pierami e Monique Neves da Cia As Mareadas
Resumen
Esta entrevista foi realizada pela pesquisadora teatral argentina Lorena Maria Lopes, no contexto de sua pesquisa de doutorado intercultural vinculada ao Programa MOVE LA America (CAPES, Brasil). A referida entrevista integra um conjunto de investigações conduzidas com mulheres brasileiras atuantes na palhaçaria e nas artes cênicas. O primeiro campo empírico da pesquisa foi o 2º Sol Rindo - Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú, ocorrido entre 5 e 8 de abril de 2025, promovido pela Companhia As Mareadas, em parceria com Beatriz Costa Alvarez e a Cia Ler e Viver. O festival contou com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de apoio de instituições privadas. A entrevista selecionada para esta edição da Revista Ephemera, cujo dossiê temático é “O Corpo Coletivo do Riso,” foi realizada com as produtoras do festival, Monique Neves e Bruna Pierami, que são atrizes, palhaças e ativistas feministas. O artigo contextualiza a trajetória do festival e o crescimento da palhaçaria feita por mulheres no Brasil, destacando redes como a Rede Catarina de Palhaças e produções acadêmicas e editoriais voltadas ao tema. A entrevista foi realizada em ambiente íntimo, pautada por uma ética feminista do cuidado e transcrita integralmente. A pesquisa de Lorena Maria Lopes concentra-se na visibilidade lésbica, compreendida como um campo de militância política inscrito na cena teatral de Balneário Camboriú, onde se destaca a atuação do coletivo de mulheres casadas e lésbicas denominado As Mareadas.
Descargas
Citas
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: the new mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.
BUTLER, Judith. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.
BUTLER, Judith. Bodies That Matter: on the discursive limits of “sex”. New York: Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo: o feminismo e a política dos comuns. São Paulo: Elefante, 2019.
FOUCAULT, Michel. Tecnologias do eu e outros textos. Organização e tradução de Lucia Helena Assis Telles e Edmundo Cordeiro. São Paulo: Graal, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GALINDO, María. Feminismo bastardo. La Paz: Mujeres Creando, 2014.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
hooks, bell. Feminism is for everybody: passionate politics. Cambridge: South End Press, 2000.
LORDE, Audre. I am your sister: collected and unpublished writings of Audre Lorde. New York: Oxford University Press, 2009.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Tradução de Ana Rôla. São Paulo: n-1 Edições, 2019.
SEGATO, Rita Laura. La guerra contra las mujeres. Madrid: Traficantes de Sueños, 2016.
SEGATO, Rita Laura. Las estructuras elementales de la violencia: ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.
WUO, Elvira; BRUM, Daiani. Palhaças na universidade 2: experiências de pesquisa sobre a comicidade a partir de perspectivas feministas. Santa Maria: UFSM, 2024.
Derechos de autor 2025 Maria Brígida de Miranda, Beatriz Costa Alvarez, Lorena Maria Lopes

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
