Confabulações de Encenadoras Mineiras: Uma breve reflexão acerca do empoderamento da artista cênica em tempos descoloniais

Palavras-chave: Diretoras Brasileiras, Encenação, Decolonialismo, Feminismo

Resumo

Este artigo apresenta, de modo breve, um debate crítico sobre o papel da artista cênica latina-americana brasileira, focando, para tanto, em diretoras que atuam na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Discute o trabalho da diretora e atriz mineira Cida Falabella, que também tem uma longa trajetória como educadora e representante política na cidade e também o da diretora, pesquisadora e professora chilena Sara Rojo, radicada há mais de duas décadas em Belo Horizonte, que vem trabalhando com diversos grupos e artistas mineiros. O texto busca legitimar e dar visibilidade a essas artistas e inseri-las no quadro da história do teatro brasileiro contemporâneo, com o objetivo de trazer à tona uma visão descolonial de legitimação da mulher em funções de comando e criação teatral. Além desse foco, apresento, por fim, uma breve lista de diretoras mineiras, que atuam nas três últimas décadas é apontado, a fim de realizar um necessário registro inicial para futuros estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Leticia Andrade, UFOP

Leticia Mendes de Oliveira é professora doutora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pesquisadora em pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante do grupo CNPq DRAMATIC - Grupo de Pesquisa em Dramaturgia: Teorias, Intermídias e Cena Cultural. Diretora e dramaturga do espetáculo Ela veio para ficar, de 2018.

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Publicado
2022-07-29
Como Citar
MENDES DE OLIVEIRA , L. Confabulações de Encenadoras Mineiras: Uma breve reflexão acerca do empoderamento da artista cênica em tempos descoloniais. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 5, n. 10, p. 120-137, 29 jul. 2022.