A importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil

  • Marilza Merenciana Dias
  • Cristiene Adriana da Silva Carvalho Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Palavras-chave: Jogos e brincadeiras, educação infantil, recursos didáticos.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil. Trata-se da análise do resultado de um projeto de intervenção chamado “Brincando e Aprendendo com Jogos Pedagógicos”, realizado no Centro de Educação Infantil Meninos de Jesus,  de Ipatinga, Minas Gerais, numa classe de alunos de cinco anos. Buscou-se compreender a relação existente entre a teoria do desenvolvimento e aprendizagem infantil com base em autores, como Piaget (1975) e Vygotsky (1979), e a utilização de jogos e brincadeiras na educação. O embasamento teórico permitiu o acompanhamento crítico das atividades com jogos e brincadeiras durante a pesquisa-ação. Partiu-se da hipótese de que as brincadeiras e jogos aplicados em forma de recursos didáticos contribuem para o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica. Utilizou-se como recursos metodológicos a aplicação de oficinas lúdicas com os alunos. As considerações finais apontam que os recursos lúdicos tiveram parcela considerável no processo de ensino-aprendizagem, mas não se encerra o assunto, pois se acredita que ainda há muito para discutir.

 

Biografia do Autor

Marilza Merenciana Dias
Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto.
Cristiene Adriana da Silva Carvalho, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

Especialista em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense. Orientadora de Trabalhos Conclusivos de Curso de Pedagogia no CEAD/UFOP.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484612H1

Publicado
2012-11-07
Como Citar
DIAS, M. M.; CARVALHO, C. A. DA S. A importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 7 nov. 2012.
Seção
Artigos de professores