A importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca da importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil. Trata-se da análise do resultado de um projeto de intervenção chamado “Brincando e Aprendendo com Jogos Pedagógicos”, realizado no Centro de Educação Infantil Meninos de Jesus, de Ipatinga, Minas Gerais, numa classe de alunos de cinco anos. Buscou-se compreender a relação existente entre a teoria do desenvolvimento e aprendizagem infantil com base em autores, como Piaget (1975) e Vygotsky (1979), e a utilização de jogos e brincadeiras na educação. O embasamento teórico permitiu o acompanhamento crítico das atividades com jogos e brincadeiras durante a pesquisa-ação. Partiu-se da hipótese de que as brincadeiras e jogos aplicados em forma de recursos didáticos contribuem para o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica. Utilizou-se como recursos metodológicos a aplicação de oficinas lúdicas com os alunos. As considerações finais apontam que os recursos lúdicos tiveram parcela considerável no processo de ensino-aprendizagem, mas não se encerra o assunto, pois se acredita que ainda há muito para discutir.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).