A importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil
Resumen
Este artigo apresenta uma discussão acerca da importância da inserção de jogos e brincadeiras como recursos didáticos na Educação Infantil. Trata-se da análise do resultado de um projeto de intervenção chamado “Brincando e Aprendendo com Jogos Pedagógicos”, realizado no Centro de Educação Infantil Meninos de Jesus, de Ipatinga, Minas Gerais, numa classe de alunos de cinco anos. Buscou-se compreender a relação existente entre a teoria do desenvolvimento e aprendizagem infantil com base em autores, como Piaget (1975) e Vygotsky (1979), e a utilização de jogos e brincadeiras na educação. O embasamento teórico permitiu o acompanhamento crítico das atividades com jogos e brincadeiras durante a pesquisa-ação. Partiu-se da hipótese de que as brincadeiras e jogos aplicados em forma de recursos didáticos contribuem para o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica. Utilizou-se como recursos metodológicos a aplicação de oficinas lúdicas com os alunos. As considerações finais apontam que os recursos lúdicos tiveram parcela considerável no processo de ensino-aprendizagem, mas não se encerra o assunto, pois se acredita que ainda há muito para discutir.
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