Gênero textual literário: estabelecendo um caminho de poesia para o processo de leitura e escrita
Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos gêneros textuais, especificamente a poesia, para o Ensino da Língua Portuguesa, tendo como base o projeto de intervenção “Poesia: ler também é arte”, realizado no segundo semestre de 2010 em uma turma de alunos do 5° ano do ciclo de alfabetização, na Escola Estadual Louis Ensch, na cidade de João Monlevade, MG. A poesia, como instrumento pedagógico, se bem utilizada nas salas de aula, pode contribuir para os processos de construção do conhecimento, garantindo aos indivíduos, habilidades de lidarem com a leitura e escrita no seu cotidiano em seus mais diversos usos, importantes para a prática social e cidadã dos sujeitos.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).