Gênero textual literário: estabelecendo um caminho de poesia para o processo de leitura e escrita

  • Magda Pantuza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Érica Alessandra Fernandes Aniceto Instituto Federal de Minas Gerais

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos gêneros textuais, especificamente a poesia, para o Ensino da Língua Portuguesa, tendo como base o projeto de intervenção “Poesia: ler também é arte”, realizado no segundo semestre de 2010 em uma turma de alunos do 5° ano do ciclo de alfabetização, na Escola Estadual Louis Ensch, na cidade de João Monlevade, MG. A poesia, como instrumento pedagógico, se bem utilizada nas salas de aula, pode contribuir para os processos de construção do conhecimento, garantindo aos indivíduos, habilidades de lidarem com a leitura e escrita no seu cotidiano em seus mais diversos usos, importantes para a prática social e cidadã dos sujeitos.

Author Biographies

Magda Pantuza, Universidade Federal de Ouro Preto
Graduada em Pedagogia pelo CEAD
Érica Alessandra Fernandes Aniceto, Instituto Federal de Minas Gerais
Professora de Língua Portuguesa no Codalip -  Departamento de Língua Portuguesa
Published
2012-12-03
How to Cite
PANTUZA, M.; ANICETO, ÉRICA A. F. Gênero textual literário: estabelecendo um caminho de poesia para o processo de leitura e escrita. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 3 Dec. 2012.
Section
Artigos de professores