Gênero textual literário: estabelecendo um caminho de poesia para o processo de leitura e escrita

  • Magda Pantuza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Érica Alessandra Fernandes Aniceto Instituto Federal de Minas Gerais

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a importância dos gêneros textuais, especificamente a poesia, para o Ensino da Língua Portuguesa, tendo como base o projeto de intervenção “Poesia: ler também é arte”, realizado no segundo semestre de 2010 em uma turma de alunos do 5° ano do ciclo de alfabetização, na Escola Estadual Louis Ensch, na cidade de João Monlevade, MG. A poesia, como instrumento pedagógico, se bem utilizada nas salas de aula, pode contribuir para os processos de construção do conhecimento, garantindo aos indivíduos, habilidades de lidarem com a leitura e escrita no seu cotidiano em seus mais diversos usos, importantes para a prática social e cidadã dos sujeitos.

Biografía del autor/a

Magda Pantuza, Universidade Federal de Ouro Preto
Graduada em Pedagogia pelo CEAD
Érica Alessandra Fernandes Aniceto, Instituto Federal de Minas Gerais
Professora de Língua Portuguesa no Codalip -  Departamento de Língua Portuguesa
Publicado
2012-12-03
Cómo citar
PANTUZA, M.; ANICETO, ÉRICA A. F. Gênero textual literário: estabelecendo um caminho de poesia para o processo de leitura e escrita. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 3 dic. 2012.
Sección
Artigos de professores