Gêneros textuais: as várias maneiras de se comunicar
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de construção do conhecimento sobre gêneros textuais, de acordo com um projeto do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com alunos do 5.º ano da Escola Estadual Louis Ensch, de João Monlevade.(MG). A metodologia utilizada baseia-se em trabalho direcionado pelo livro Felpo Filva, de Eva Furnari. Com ênfase em diversos gêneros textuais, em que se inseriu a discussão da construção de cartas, biografias, autobiografias, cartões postais, sinopses, bulas, manuais e receitas, combinados a teorias referentes aos gêneros que circulam na sociedade, os resultados foram analisados com o uso de diários de intervenção pedagógica, em consonância com bases teóricas referentes ao assunto. O resultado da aplicação é animador, pois os alunos, após produzirem alguns textos, sentiram-se motivados a escrever espontaneamente outros, considerando, de forma mais crítica, os principais aspectos que devem ser considerados durante a produção escrita.
PALAVRAS-CHAVE: Construção do Conhecimento; Texto; Gêneros Textuais.
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