Gêneros textuais: as várias maneiras de se comunicar

  • Maria da Glória Fonseca do Carmo
  • Érica Alessandra Fernandes Aniceto Instituto Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Construção do Conhecimento, Texto, Gênero Textual.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo de construção do conhecimento sobre gêneros textuais, de acordo com um projeto  do  Estágio Supervisionado  do curso de Pedagogia,  do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com alunos do 5.º ano da Escola Estadual Louis Ensch, de João Monlevade.(MG). A metodologia utilizada baseia-se em trabalho direcionado pelo livro Felpo Filva, de Eva Furnari. Com ênfase em diversos gêneros textuais, em que se inseriu a discussão da construção de cartas, biografias, autobiografias, cartões postais, sinopses, bulas, manuais e receitas, combinados a teorias referentes aos gêneros que circulam na sociedade, os resultados foram analisados com o uso de diários de intervenção pedagógica,  em consonância com bases teóricas referentes ao assunto. O resultado da aplicação é  animador, pois os alunos, após produzirem alguns textos, sentiram-se motivados a escrever espontaneamente outros, considerando, de forma mais crítica, os principais aspectos que devem ser considerados durante a produção escrita.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Construção do Conhecimento; Texto; Gêneros Textuais.

 

Biografia do Autor

Maria da Glória Fonseca do Carmo
Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto.
Érica Alessandra Fernandes Aniceto, Instituto Federal de Minas Gerais
Professora de Língua Portuguesa no Codalip/IFMG - Departamento de Língua Portuguesa
Publicado
2012-11-21
Como Citar
FONSECA DO CARMO, M. DA G.; ANICETO, ÉRICA A. F. Gêneros textuais: as várias maneiras de se comunicar. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 21 nov. 2012.
Seção
Artigos de professores