A leitura, um processo complexo
camadas de interação entre leitor e texto
Resumen
A prática da leitura no contexto escolar não pode ser compreendida somente como decodificação de signos linguísticos, mas, como produtora de sentidos e experiências. Com base nesses princípios, este trabalho se propõe a investigar em que medida as teorias do campo e os documentos normativos, como a Base Nacional Curricular - BNCC (2018),têm abordado a leitura (literária, científica, jornalístca etc.) em seus variados suportes, usos e contextos. Ao se considerar a leitura como um processo complexo, que exige abordagens diversificadas e assertivas, buscou-se, com os resultados deste trabalho, contribuir para a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa, em todos os segmentos de ensino, a partir de teorias, conceitos, abordagens e metodologias sobre o ensino da leitura, que deve ocupar lugar central no processo de formação do aluno. A metodologia utilizada para a produção das análises se baseia em revisão bibligráfica e documental, com ênfase nos textos e autores fundantes sobre o processo de escolarização da leitura, considerando, sobretudo, as pesquisas advindas do campo da línguística textual.
Citas
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