A leitura, um processo complexo

camadas de interação entre leitor e texto

  • Rita Cristina Lima LAGES Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lúcia Helena PIO Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, da UFOP. Técnica em assuntos educacionais da Prefeitura de Mariana/Minas Gerais
Palavras-chave: Leitura; Leitor; Interação; Letramentos; Gêneros Textuais

Resumo

A prática da leitura no contexto escolar não pode ser compreendida somente como decodificação de signos linguísticos, mas, como produtora de sentidos e experiências. Com base nesses princípios, este trabalho se propõe a investigar em que medida as teorias do campo e os documentos normativos, como a Base Nacional Curricular - BNCC (2018),têm abordado a leitura (literária, científica, jornalístca etc.) em seus variados suportes, usos e contextos. Ao se considerar a leitura como um processo complexo, que exige abordagens diversificadas e assertivas, buscou-se, com os resultados deste trabalho, contribuir para a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa, em todos os segmentos de ensino, a partir de teorias, conceitos, abordagens e metodologias sobre o ensino da leitura, que deve ocupar lugar central no processo de formação do aluno. A metodologia utilizada para a produção das análises se baseia em revisão bibligráfica e documental, com ênfase nos textos e autores fundantes sobre o processo de escolarização da leitura, considerando, sobretudo, as pesquisas advindas do campo da línguística textual.

Biografia do Autor

Rita Cristina Lima LAGES, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de de Línguas Estrangeiras Modernas, Formação Docente, Orientação de Estágio Curricular, Didáticas e Práticas de Ensino. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino da Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História das Práticas de Ensino; História do Currículo e das Disciplinas Escolares

Lúcia Helena PIO, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, da UFOP. Técnica em assuntos educacionais da Prefeitura de Mariana/Minas Gerais

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018), pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa para Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais ( IFMG) e Mestra em Letras- Estudos de Linguagem, na linha de pesquisa - Linguagem, pratica social e processo educativo - pelo Pós Letras-UFOP . Atualmente é gerente de apoio do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Mariana/ MG. Possui cargo efetivo em auxiliar de desenvolvimento infantil (monitora), na Prefeitura Municipal de Mariana/ MG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e na educação infantil com ênfase em alfabetização e letramento.

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Publicado
2025-02-10
Como Citar
LAGES, R. C. L.; PIO, L. H. A leitura, um processo complexo: camadas de interação entre leitor e texto. Pró-Professor, v. 3, n. 1, 10 fev. 2025.
Seção
Artigos de professores