Documentar experiências pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos

da pesquisa à publicação

Resumen

Este texto apresenta as narrativas dos professores e professoras participantes de um processo de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas no marco de uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Também, traz uma reflexão em torno desse processo e do percurso realizado até a publicação dos relatos, destacando a relevância desta etapa e de iniciativas como a da Revista Pró-Professor que possibilitam o diálogo entre pesquisa, docência e extensão, unindo a universidade e a escola.

Biografía del autor/a

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular aposentado da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos, FaE, UFMG.

Citas

CONNELLY, Michael; CLANDINNIN, Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p. 12-59.

CONTRERAS, José Domingo. Tener historias que contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 15-40, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.9259

SILVA RODRIGUES, Fernanda A.; SOARES, Leôncio J.G. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educ. Pesqui., v. 47, p. 1-20. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768

SUÁREZ, Daniel; OCHOA, Laura; DÁVILA, Paula. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Nodos y Nudos, Colombia, v. 2, n. 17, p. 16-31, jul./dic. 2004. DOI: https://doi.org/10.17227/01224328.1228

SUÁREZ, Daniel; DÁVILA, Paula. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas en Argentina: un dispositivo de investigación-formación-acción docente. In: XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE (Congresso), 2019, Acapulco. Anais XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE, Acapulco, Guerrero, 2019. p. 5-13.

SUÁREZ, Daniel et al. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: Una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, 2021.
Publicado
2025-12-01
Cómo citar
TRINIDAD VACCAREZZA; LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES. Documentar experiências pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: da pesquisa à publicação. PRÓ-PROFESSOR, v. 4, n. 1, 1 dic. 2025.