Documentar experiências pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos
da pesquisa à publicação
Palavras-chave:
Documentação narrativa de experiências pedagógicas, Educação de Jovens e Adultos, Narrativas docentes, Integralidade das práticas universitárias
Resumo
Este texto apresenta as narrativas dos professores e professoras participantes de um processo de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas no marco de uma pesquisa de Doutorado realizada no Programa de pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG. Também, traz uma reflexão em torno desse processo e do percurso realizado até a publicação dos relatos, destacando a relevância desta etapa e de iniciativas como a da Revista Pró-Professor que possibilitam o diálogo entre pesquisa, docência e extensão, unindo a universidade e a escola.
Referências
CONNELLY, Michael; CLANDINNIN, Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. p. 12-59.
CONTRERAS, José Domingo. Tener historias que contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 15-40, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.9259
SILVA RODRIGUES, Fernanda A.; SOARES, Leôncio J.G. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educ. Pesqui., v. 47, p. 1-20. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
SUÁREZ, Daniel; OCHOA, Laura; DÁVILA, Paula. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Nodos y Nudos, Colombia, v. 2, n. 17, p. 16-31, jul./dic. 2004. DOI: https://doi.org/10.17227/01224328.1228
SUÁREZ, Daniel; DÁVILA, Paula. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas en Argentina: un dispositivo de investigación-formación-acción docente. In: XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE (Congresso), 2019, Acapulco. Anais XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE, Acapulco, Guerrero, 2019. p. 5-13.
SUÁREZ, Daniel et al. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: Una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, 2021.
CONTRERAS, José Domingo. Tener historias que contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 15-40, jan./abr. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i1.9259
SILVA RODRIGUES, Fernanda A.; SOARES, Leôncio J.G. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educ. Pesqui., v. 47, p. 1-20. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
SUÁREZ, Daniel; OCHOA, Laura; DÁVILA, Paula. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Nodos y Nudos, Colombia, v. 2, n. 17, p. 16-31, jul./dic. 2004. DOI: https://doi.org/10.17227/01224328.1228
SUÁREZ, Daniel; DÁVILA, Paula. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas en Argentina: un dispositivo de investigación-formación-acción docente. In: XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE (Congresso), 2019, Acapulco. Anais XV Congreso Nacional de Investigación Educativa COMIE, Acapulco, Guerrero, 2019. p. 5-13.
SUÁREZ, Daniel et al. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: Una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, 2021.
Publicado
2025-12-01
Como Citar
TRINIDAD VACCAREZZA; LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES. Documentar experiências pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos: da pesquisa à publicação. PRÓ-PROFESSOR, v. 4, n. 1, 1 dez. 2025.
Seção
Emoldurando ideias e experiências
Copyright (c) 2025 Trinidad Vaccarezza, Leôncio José Gomes Soares

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).