Inserción de estudios de radio y medios sonoros en los estudios de posgrado en Comunicación en Brasil

Palabras clave: Comunicación, Radio, Estudios radiofónicos, Medios sonoros, Meta-investigación

Resumen

Este trabajo exploratorio busca investigar la inclusión de estudios de radio y medios sonoros en los posgrados stricto sensu en el campo de la Comunicación en Brasil. La encuesta consistió en buscar los currículos en la plataforma Lattes de todos los profesores de los 56 Programas de Posgrado que operaban en el país en 2020, identificando a los profesores con investigadora y tutorías de maestría y doctorado utilizando las siguientes palabras clave: radio, sonido, sonoro, podcast, audio y música. El resultado apunta a una gran demanda de supervisión de tesis y disertaciones en radio y medios sonoros,
pero con un número aún relativamente reducido de profesores
con investigación en la materia acreditados en los Programas,
lo que genera una serie de distorsiones.

Biografía del autor/a

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de PósGraduação em Comunicação (PPGCOM) e dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, onde atua ainda como diretor do Núcleo de Rádio e TV.

 

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professora de Jornalismo e do PPGCOM da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do PPGCOM da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin), ambos na UFOP.

Izani Mustafá, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, é professora de Jornalismo e do PPGCOM da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Coordena o Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM), listado no CNPq, e o GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de História da Mídia (Alcar)

Marcelo Freire, Universidade Federal de Ouro Preto
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, é professor de Jornalismo e do PPGCOM da UFOP. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).
Patrícia Consciente, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Comunicação no PPGCOM/UFOP, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é graduada em Jornalismo pela UFOP.

Leonardo Lopes do Couto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Comunicação no PPGCOM da ECO/UFRJ, bacharel em Jornalismo pela mesma instituição e ex-bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq).

Citas

BADIA, Ana Teresa; BALLESTEROS LOPEZ, Tito; BARRIOS RUBIO, André.; BOSETTI, Oscar E.; CHOQUE, Rubén D.; CORNEJO, Alejandro; CUBERO, Xiomara; ESPADA, Agustín; GALEANO, Haydée; KISCHINHEVSKY, Marcelo; MARTÍNEZ MATIAS, Graciela.; MONTENEGRO ARMIJO, Carlos; POZO, María Eugenia del; TELLO, Ricardo. Enseñar y aprender la radio en América Latina y el Caribe: 12 países y 63 experiencias. In: BALLESTEROS LÓPEZ, Tito; BOSETTI, Oscar E.; MARTÍNEZ MATÍAS, Graciela (org.). Enseñar y aprender la radio en América Latina y el Caribe – Radiografías de este presente, p. 47-235. Quito, Equador: Ediciones Ciespal, 2019. Disponível em: http://https://ciespal.org/ensenar-y-aprender-la-radio-en-america-latina-y-elcaribe-radiografias-de-este-presente/.
CALÉ, Flávia. A quem interessa a paralisação do Sistema de Avaliação da Capes? Jornal da USP. 05 de out de 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=460454, acesso em 10/12/2021.
COMPÓS e entidades da área unem-se em defesa da continuidade da avaliação quadrienal. Compós. Disponível em: https://compos.org.br/2021/10/compos-eentidades-da-area-unem-se-em-defesa-da-continuidade-da-avaliacao-quadrienal/, acesso em 10/12/2021.
Coordenadores de Área na CAPES divulgam nova Carta Aberta. Compós. Disponível em: https://compos.org.br/2021/11/coordenadores-de-area-na-capes-divulgam-novacarta-aberta/,
acesso em 10/12/2021.
DEL BIANCO, Nélia; ZUCULOTO, Valci. 30 anos de pesquisa coletiva no GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Radiofonias –Revistade Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 02, p. 82-109, mai./ago. 2021.
FAUS BELAU, Ángel. La Radio. Introducción al estudio de un medio desconocido. Madrid: Editorial Latina, 1981.
FERNÁNDEZ-SANDE, Manuel; GALLEGO PÉREZ, Ignacio. Diversity, innovation and policies. Radio, Sound & Society Journal, n. 1, v. 1, p. 7-9, Ecrea Radio Research Section, 2016.
FUENTES NAVARRO, Raúl. Fontes bibliográficas da pesquisa acadêmica nos cursos de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil e no México: uma aproximação da análise comparativa. MATRIZes, Universidade de São Paulo (USP), v. 1, p. 165-177, out. 2007.
HAUSSEN, Doris Fagundes. O Rádio em Teses e Dissertações dos PPGs em Comunicação brasileiros (2002-2012). In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2003.
Juiz autoriza Capes a retomar avaliação da pós-graduação. Folha de São Paulo. 02 de dez de 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/12/juizautoriza-capes-a-retomar-avaliacao-da-pos-graduacao.shtml, acesso em 10/12/2021.
KISCHINHEVSKY, Marcelo, BENZECRY, Lena, MUSTAFÁ, Izani, DE MARCHI, Leonardo, CHAGAS, Luãn, FERREIRA, Gustavo, VICTOR, Renata, VIANA, Luana. A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI – Chaves conceituais e objetos de pesquisa. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), Intercom, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 91-108, set./dez., 2017.
Mais 34 pesquisadores da Capes renunciam, e total vai a 114. Nexo Jornal. 08 de dez de 2021. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/extra/2021/12/08/Mais-34pesquisadores-da-Capes-renunciam-e-total-vai-a-114, acesso em 10/12/2021.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 17, supl. 3, p. 04-06, 2002.
MATTOS, Maria Ângela, BARROS, Ellen Joyce Marques, OLIVEIRA, Max Emiliano (org.). Metapesquisa em comunicação: o interacional e seu capital teórico nos textos da Compós. Porto Alegre: Sulina, 2018.
MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir: A função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Da memória particular aos estudos acadêmicos: a pesquisa sobre rádio no Brasil. In: BRAGANÇA, Aníbal; MOREIRA, Sonia Virgínia (org.). Comunicação, acontecimento e memória. São Paulo: Intercom, 2005.
NOTA PÚBLICA – Suspensão da avaliação quadrienal da Capes 2017-2020. SBPJor. 01 de out de 2021. Disponível em: http://sbpjor.org.br/sbpjor/2021/10/01/nota-publicasuspensao-da-avaliacao-quadrienal-da-capes-2017-2020/, acesso em 10/12/2021.
OLIVEIRA, Madalena. Entre a paixão dos profissionais e a discrição dos académicos. In: ZUCULOTO, Valci; LOPEZ; Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom em perspectiva. São Paulo: Intercom, 2016.
PRATA, Nair; BIANCO, Nélia del. Perfil do ensino do rádio no Brasil. In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom — 25 anos. In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora – 30 anos: lugar dos estudos radiofônicos e desafios de pesquisa. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 02, p. 47-81, mai./ago. 2021
PRATA, Nair; MUSTAFÁ, Izani e PESSOA, Sonia Caldas. Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v. 3, n.1, p. 65-82, jan.jun., 2014.
VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 3, p. 01-16, dez./mar. 2020.
ZUCULOTO, Valci. A história do campo acadêmico do rádio no Brasil: registros referenciais para uma proposta de roteiro de percurso. In: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Estudos Radiofônicos no Brasil – 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.
Publicado
2022-01-14
Cómo citar
Kischinhevsky, M., Lopez, D. C., Mustafá, I., Freire, M., Consciente, P., & Lopes do Couto, L. (2022). Inserción de estudios de radio y medios sonoros en los estudios de posgrado en Comunicación en Brasil. Radiofonias – Revista De Estudios En Medios Sonoros, 12(3), 6-27. Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5256

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>