O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Elza Damazo Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005.
BOGDAN, Roberto Carlos; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CORREIA, José Luís Menezes. Concepções e práticas de professores de Matemática: contributos para o estudo da pergunta. 1995. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências. Universidade de Lisboa. Lisboa.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo/Campinas: Summus/Unicamp, 1986.
DOORMAN, Michiel; DRIJVERS, Paul; DEKKER, Truus; HEUVEL-PANHUIZEN, Marja van den; LANGE, Jan de; WIJERS, Monica. Problem solving as a challenge for mathematics education in The Netherlands. ZDM, v. 39, n. 5-6, p. 405-418, oct. 2007.
FEDALTO, Dirceu Luiz. O imprevisto futuro das calculadoras nas aulas de Matemática do Ensino Médio. 2006. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
GUINTHER, Ariovaldo. Análise do desempenho de alunos do Ensino Fundamental em jogos matemáticos: reflexões sobre o uso da calculadora nas aulas de Matemática. 2009. 182f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
MEDEIROS, Kátia Maria de. A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 14, p. 19-28, ago. 2003.
MEDEIROS, Kátia Maria de. O contrato didático e a resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 9-10, abr. 2001.
MERCÊ, Célia Cristina Fidalgo. Concepções e práticas lectivas dos professores de Matemática do 2º Ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão. 2008. 139f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências. Universidade de Lisboa. Lisboa.
OLIVEIRA, José Carlos Gomes de. A visão dos professores de Matemática do estado do Paraná em relação ao uso de calculadoras nas aulas de Matemática. 1999. 160f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas.
PEREIRA, Marco; GUERREIRO, António. Calculadoras na sala de aula: uma investigação no 3º ano de escolaridade. In: XIX SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Actas do XIX SIEM. Badajoz: GTI/APM, 2008, p. 104-116.
QUEZADA, Verónica Días; LETELIER. Alvaro Poblete. Resolución de problemas en Matemática y su integración con la enseñanza de valores eticos: el caso de Chile. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 117-141, abr. 2013.
RUTHVEN, Kenneth. Towards a calculator-aware number curriculum. Mediterranean Journal for Research in Mathematics Education, v. 8, n. 1, 1-14, 2009.
SELVA, Ana Coelho Vieira; BORBA, Rute Elizabete de Sousa Rosa. O uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SMOLE, Kátia Stoco; DINIZ, Maria Ignês. Matemática: Ensino Médio. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
SOUSA, Alex Ferreira de. O uso da calculadora na sala de aula: o que os professores de Matemática da 5ª série do Ensino Fundamental pensam sobre isto? In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do IX ENEM: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: SBEM, 2007, p. 1-14.
WOOD, Larry E. Estratégias do pensamento: técnicas de aptidão mental. Tradução de Claudia C. Duarte. São Paulo: Círculo do Livro, 1997.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.