Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, conforme template.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revemop.
  • As orientações disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Revemop publica, pelo sistema rolling pass, artigos inéditos em Português, Espanhol ou Inglês, que buscam discutir e dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Educação Matemática. Somente serão aceitos para análise textos de pesquisadores que contemplem resultados de pesquisa em níveis de mestrado ou doutorado. A submissão é de fluxo contínuo e a publicação de artigos é gratuita. É usado o sistema LOCKSS e CLOKSS para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache do periódico.

SOBRE A SUBMISSÃO DE ARTIGO ORIGINAL

(1) Pelo menos um dos autores deve ter titulação de doutor e atuar como professor de programa de pós-graduação nas áreas de Educação e/ou Educação Matemática.

(2) É de responsabilidade dos autores as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado.

(3) Correções na escrita, criatividade da abordagem teórica e metodológica do texto, clareza e pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas.

(4) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos Editores e nem do Conselho Editorial.

(5) O artigo original deve ser submetido em VERSÃO CEGA (sem nenhuma identificação dos autores) por meio da Plataforma OJS.

(6) O envio de artigos para as edições regulares tem fluxo de recebimento e processamento contínuo. Para dossiês há chamadas específicas de artigos (call for papers).

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

(7) A formatação final do artigo será feita pelos Editores da Revemop.

(8) Será enviado para análise apenas artigos elaborados no template disponível no link Template.

(9) O texto deve ser escrito entre 15 e 25 páginas (casos excepcionais serão avaliados pelos Editores se acompanhados de justificativa dos autores em solicitação específica de exceção).

(10) Deve-se seguir as normas da ABNT vigentes para a produção acadêmica.

(11) Os pareceres de avaliação são emitidos conforme diretrizes disponíveis neste link

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Declaração de Direito Autoral

Uma nova publicação de artigo publicado na Revemop, de iniciativa de seus autores ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se o volume e data dessa publicação. Autores que publicam na revista concordam com os seguintes termos:

  • O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revemop.

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.

Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas

O EOS é um sistema teórico inclusivo que procura articular diversas aproximações e modelos teóricos usados na pesquisa em Educação Matemática a partir de pressupostos antropológicos e semióticos sobre a matemática e seu ensino. Foi iniciado pelo grupo de pesquisa “Teoria da Educação Matemática” da Universidade de Granada – Espanha - no início dos anos 90 sendo atualmente desenvolvido e aplicado por diferentes grupos de pesquisa. Levando em consideração que o EOS apresenta articulações com as diferentes abordagens sobre a cognição humana faz-se necessário repercutir as investigações de cunhos teórico, metodológico e prático.

Diante do exposto, a Revista de Educação Matemática de Ouro Preto - Revemop, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, convida os pesquisadores da área a submeter suas colaborações para a seção temática, cujo tema será “Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas”.

O processo de ensino e aprendizagem da Matemática envolve reflexões que são advindas de diferentes ciências (Psicologia, Sociologia, Filosofia e outras). Além disso, existe a própria natureza dos conteúdos matemáticos e suas relações com os contextos institucionais, culturais e pessoais. Neste sentido, parece legítimo propor alguns questionamentos:

  • Qual é a natureza dos objetos matemáticos?
  • Que papel desempenham a atividade humana e os processos socioculturais no desenvolvimento das ideias matemáticas?
  • Como definir a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem de Matemática?
  • Como planejar, implementar e avaliar sequências didáticas em processos de ensino de aprendizagem?
  • Quais são as contribuições do EOS para a formação de professores?
  • Como o EOS está articulado nas pesquisas no âmbito da educação básica?

Podem ser propostos artigos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, inglês ou espanhol.

Cronograma:

  • Abertura das submissões: 01 de fevereiro de 2021.
  • Encerramento das submissões: 31 de julho de 2021.
  • Período de avaliação: de fevereiro a setembro de 2021 (todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas)
  • Previsão de publicação: fluxo contínuo.

 

Todos os artigos devem ser submetidos diretamente na Plataforma da Revemop indicando a Seção Temática “Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas”. O template, instruções e tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/about/submissions.

Editores convidados:

Prof. Dr. Luis R. Pino-Fan – Universidad de Los Lagos

Prof. Dr. José Fernandes da Silva – Universidade Federal de Ouro Preto

Pesquisas em Educação Matemática e suas relações com a área da Educação

A Educação Matemática como área de investigação vem mantendo, de diferentes formas, interlocuções com distintas pesquisas acadêmicas. Como fontes imediatas principais, além da matemática, diversos campos ligados à Educação vêm possibilitando diálogos e debates interessantes conferindo à Educação Matemática um caráter interdisciplinar e propiciando outros olhares, a partir da incorporação de novos referenciais teóricos para temas mais amplos da Educação.

Com este entendimento, essa Seção Temática se propõe a reunir artigos que possam alargar o debate entre a área de Educação Matemática e outras áreas do conhecimento e suas relações com a Educação, os quais podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês. Somente serão aceitos para análise textos de pesquisadores que contemplem resultados de pesquisa em níveis de mestrado ou doutorado. Os artigos podem ter até três autores. Pelo menos um dos autores deve ter titulação de doutor e atuar como professor de programa de pós-graduação nas áreas de Educação e/ou Educação Matemática.

Serão aceitos para análise textos de pesquisadores:

  • que contemplem resultados de pesquisa em níveis de mestrado ou doutorado, em co-autoria com orientador(es), que atua(m) em programa de pós-graduação nas áreas de Educação e/ou Educação Matemática; 
  • com titulação de doutor, que contemplem resultados de pesquisas realizadas na interface entre as áreas de Educação e Educação Matemática;
  • que após discutirem suas pesquisas nos encontros regionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, em 2020, ampliaram aspectos teórico-metodológicos e sistematizaram a análise. A autoria desses textos deverá contemplar ao menos um pesquisador com titulação de doutor.

Cronograma da Seção Temática:

  • 16/05 – Data limite para submissão de artigos;
  • 16/04 a 30/06 – Avaliação pelos pareceristas;
  • 01 a 15/07 – Envio dos pareceres aos autores para os ajustes solicitados;
  • 31/07 – Data limite para os autores retornarem a versão final do artigo (quem não enviar até essa data o artigo será encaminhado para fluxo contínuo);
  • 01 a 29/08 – Organização e editoração dos trabalhos aceitos;
  • 31/08 – Publicação da Seção Temática.

Editoras Convidadas

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos - UFSCar
  • Flávia Santos Soares – UFF
  • Fabiana Fiorezi de Marco - UFU
  • Flávia Cristina de Macêdo Santana - UEFS

Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos

A Revista de Educação Matemática de Ouro Preto – Revemop, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, estende um convite aos pesquisadores da área para enviar seus artigos para esta Seção Temática “Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos”.

Serão aceitos artigos científicos resultantes de pesquisas em andamento ou finalizadas ou artigos teóricos com reflexões que contribuam para a investigação na área em qualquer nível de ensino. No âmbito dessa chamada, aceitam-se artigos com temas da Avaliação da Aprendizagem no contexto da sala de aula de Matemática (presencial ou online), Avaliação em larga escala, Avaliação e Currículo de Matemática, Metodologias Alternativas de Avaliação e Aprendizagem em Matemática, Avaliação e Tecnologias, Avaliação e Inclusão, Avaliação e Modelagem Matemática, Avaliação e Uso de vídeos educativos, Políticas Públicas e Avaliação em Larga Escala, dentre outros temas tangentes à Avaliação em Matemática são temas que podem compor essa chamada. Serão aceitos artigos inéditos escritos em Português, Inglês ou Espanhol.

 

Cronograma:

  • Início da recepção dos artigos: 01 de agosto janeiro de 2021.
  • Encerramento da recepção dos artigos: 31 de dezembro de 2021.
  • Período de avaliação: de agosto a dezembro de 2021 (Todos os artigos serão avaliados por no mínimo dois avaliadores).
  • Publicação dos artigos aceitos: a partir de janeiro de 2022.

Todos os artigos devem ser enviados através da Plataforma da Revemop, indicando a Seção Temática “Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos”. O template para a escrita dos artigos, instruções e orientações aos autores, assim como outras informações relevantes podem ser encontradas em: https://www.periodicos.ufop.br/revemop/about/submissions

Para dúvidas e informação adicional podem ser enviadas mensagens para o Editor Convidado Marco Aurélio Kistemann Jr. (marco.kistemann@ufjf.edu.br)  ou para o editor chefe da Revemop Prof. Dr. Douglas Tinti (tinti@ufop.edu.br)

 

Editores Convidados:

Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF-Brasil)

Jorge Pinto (Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal-Portugal)

Rafael Novôa Vaz (IFRJ-Paracambi-Brasil)

Política de Privacidade

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