Notícias

  • CHAMADA PARA A SEÇÃO TEMÁTICA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM VÁRIOS CONTEXTOS

    2021-08-03

    A Revista de Educação Matemática de Ouro Preto – Revemop, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, estende um convite aos pesquisadores da área para enviar seus artigos para esta Seção Temática “Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos”.

    Serão aceitos artigos científicos resultantes de pesquisas em andamento ou finalizadas ou artigos teóricos com reflexões que contribuam para a investigação na área em qualquer nível de ensino. No âmbito dessa chamada, aceitam-se artigos com temas da Avaliação da Aprendizagem no contexto da sala de aula de Matemática (presencial ou online), Avaliação em larga escala, Avaliação e Currículo de Matemática, Metodologias Alternativas de Avaliação e Aprendizagem em Matemática, Avaliação e Tecnologias, Avaliação e Inclusão, Avaliação e Modelagem Matemática, Avaliação e Uso de vídeos educativos, Políticas Públicas e Avaliação em Larga Escala, dentre outros temas tangentes à Avaliação em Matemática são temas que podem compor essa chamada. Serão aceitos artigos inéditos escritos em Português, Inglês ou Espanhol.

     

    Cronograma:

    • Início da recepção dos artigos: 01 de agosto de 2021.
    • Encerramento da recepção dos artigos: 15 de janeiro de 2022.
    • Período de avaliação: de agosto a março de 2022 (Todos os artigos serão avaliados por no mínimo dois avaliadores).
    • Publicação dos artigos aceitos: a partir de janeiro de 2022.

     

    Todos os artigos devem ser enviados através da Plataforma da Revemop, indicando a Seção Temática “Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos”. O template para a escrita dos artigos, instruções e orientações aos autores, assim como outras informações relevantes podem ser encontradas em: https://www.periodicos.ufop.br/revemop/about/submissions

    Para dúvidas e informação adicional podem ser enviadas mensagens para o Editor Convidado Marco Aurélio Kistemann Jr. (marco.kistemann@ufjf.edu.br)  ou para o editor chefe da Revemop Prof. Dr. Douglas Tinti (tinti@ufop.edu.br)

     

    Editores Convidados:

     

    Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF-Brasil)

    Jorge Pinto (Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Setúbal-Portugal)

    Rafael Novôa Vaz (IFRJ-Paracambi-Brasil)

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA A SEÇÃO TEMÁTICA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM VÁRIOS CONTEXTOS
  • Revemop está indexada no AmeliCA

    2021-02-09

    Olha que novidade boa! A Revista de Educação Matemática de Ouro Preto – Revemop agora faz parte do índice de revistas em consolidação do indexador AmeliCA, que possui uma ferramenta de marcação XML (Amelica XML) semelhante ao utilizado pela SciElo.

    A inclusão da Revemop no Amelica possibilita uma ampliação de sua visibilidade bem como um maior alcance dos artigos publicados, dado que os artigos podem ser divulgados em diferentes formatos, tais como: PDF, VISOR, HTML, ePUB e MÓVIL.

    Destacamos que, atualmente, a AmeliCA possui 185 revistas cientificas indexadas. Destas, 18 são brasileiras e, entre elas, apenas três são da área de Educação/Ensino (REMat-SP, REAMEC e a Revemop).

     

    Para conhecer o portal onde os artigos da Revemop serão depositados após a marcação XML, acesse: http://portal.amelica.org/revista.oa?id=388.

    Saiba mais sobre Revemop está indexada no AmeliCA
  • Chamada para Seção Temática - Enfoque Ontosemiótico: perspectivas teórica, metodológica y práctica

    2021-01-28

                                                                               Sección Temática

                              Enfoque Ontosemiótico: perspectivas teórica, metodológica y práctica

     

    El EOS es un sistema teórico inclusivo que intenta articular diversas aproximaciones y modelos teóricos utilizados en la investigación en Educación Matemática, a partir presupuestos antropológicos y semióticos sobre la matemática y su enseñanza. Fue iniciado por el Grupo de Investigación “Teoría de la Educación Matemática” de la Universidad de Granada-España a inicios de los años 90, siendo actualmente desarrollado y aplicado por diferentes grupos de investigación a nivel internacional. Teniendo en cuenta que el EOS articula con diferentes enfoques sobre la cognición humana, se hace necesario realizar y potenciar las investigaciones de carácter teórico, metodológico y práctico.  

    Con base en lo expuesto, la Revista de Educação Matemática de Ouro Preto - Revemop, editada por el Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, extiende una invitación a los investigadores del área para enviar artículos para la sección temática, cuyo tema será “Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas”.

    Los procesos de enseñanza y de aprendizaje de las Matemáticas involucra reflexiones que provienen de diferentes ciencias (Psicología, Sociología, Filosofía, entre otras). Así mismo, los contenidos matemáticos tienen su propia naturaleza, la cual se relaciona con los contextos institucionales, culturales y personales. En este sentido, parece lógico preguntarnos lo siguiente:

    • ¿Cuál es la naturaleza de los objetos matemáticos?
    • ¿Qué papel desempeñan la actividad humana y los procesos socioculturales en el desarrollo de las ideas matemáticas?
    • ¿Cómo definir la “calidad” de los procesos de enseñanza y de aprendizaje de las Matemáticas?
    • ¿Cómo planea, implementar y evaluar secuencias didácticas en los procesos de enseñanza y de aprendizaje?
    • ¿Cuáles son las contribuciones del EOS a la Formación de Profesores?
    • ¿Cómo se articula el EOS con las investigaciones del ámbito de la educación básica?

    Pueden

    Para este número temático pueden ser sometidos tanto artículos empíricos en los que se muestren resultados de investigaciones, como artículos con reflexiones teóricas que contribuyan a la investigación en el área, en cualquier nivel de enseñanza. Serán aceptados artículos inéditos escritos en portugués, ingles o español. 

    Cronograma:

    • Inicio de Recepción de Contribuciones: 01 de febrero de 2021.
    • Cierre de Recepción de Contribuciones: 30 de junio de 2021.
    • Período de evaluación: de febrero a julio de 2021 (todos los artículos pasarán por la evaluación de, al menos, dos árbitros).
    • Publicación de los artículos aceptados: flujo continuo.

     

    Todos los artículos deben ser enviados a través de la Plataforma da Revemop, indicando la Seción Temática “Enfoque Ontosemiótico: abordagens teóricas, metodológicas e práticas”. La plantilla para la escritura de los artículos, instrucciones y tutorial para autores, así como otras informaciones relevantes, pueden encontrarse en la dirección: https://www.periodicos.ufop.br/revemop/about/submissions.

    Para dudas e información adicional pueden escribir a los editores de la sección temática Prof. Dr. José Fernandes  jose.fernandes@ifmg.edu.br y Prof. Dr. Luis R. Pino-Fan luis.pino@ulagos.cl, así como al Editor en Jefe de la Revemop Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti tinti@ufop.edu.br.

    Convocatória disponible aquí.

     

    Editores invitados:

    Prof. Dr. Luis R. Pino-Fan – Universidad de Los Lagos

    Prof. Dr. José Fernandes da Silva – Universidade Federal de Ouro Preto

    Saiba mais sobre Chamada para Seção Temática - Enfoque Ontosemiótico: perspectivas teórica, metodológica y práctica
  • Novo indexador - Latindex

    2020-11-13

    Estimados(as)

    É com alegria que comunicamos que a Revista de Educação Matemática de Ouro Preto (Revemop) agora conta com mais um indexador. Trata-se do Latindex, importante indexador para divulgação de periódicos. A indexação da Revemop é uma conquista que merece ser compartilhada, pois ela muito auxiliará na sua divulgação e futura qualificação na Avaliação Qualis-Periódicos da CAPES.

    Consulte os nossos indexadores em: https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/Indexadores

    Atenciosamente,

    Douglas Tinti - Editor Chefe

    Saiba mais sobre Novo indexador - Latindex