Sobre a Revista

Foco e Escopo
REVEMOP, eISSN: 2596-0245, é uma revista científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT). Busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática.

O projeto editorial prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação Matemática. Publicam-se textos em Português, Espanhol ou Inglês.

Também, a critério do Conselho Editorial, publicam-se números temáticos/especiais destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à publicação serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: Aceitar (publicação conforme apresentado); Revisões requeridas (com adequações); Submeter a nova rodada (novo processo de avaliação, por avaliadores diferentes); e Rejeitar (recusa para publicação).

Quando da submissão de artigos, os autores serão contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Os Editores emitirão comunicado oficial (carta ou mensagem eletrônica específica) apenas quando o artigo submetido já tramitou e recebeu pareceres definitivos (aprovação ou reprovação).

O processo de avaliação do trabalho dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos. Nesse processo, o editor-chefe e os editores científicos assistentes poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor-chefe. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
Periodicidade
A partir do volume 2, em 2020, REVEMOP passa a adotar a publicação contínua (rolling pass). Os manuscritos são publicados após sua aprovação e diagramação. O Expediente, contendo Sumário e Editorial, é publicado no fechamento do volume.
Política de Acesso Livre e Gratuito
A REVEMOP oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista também não cobra taxas dos autores para submissão nem publicação (APCs).
Política Livre de Plágio
A REVEMOP utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados. Todos os artigos submetidos passam por programa anti-plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Em caso de detecção de plágio ou autoplágio, o artigo submetido será arquivado.
Política de direitos autorais
A REVEMOP utiliza-se da Licença >Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação. Para o artigo ser publicado é condição obrigatória o envio da Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais a qual é encaminha para os autores quando o artigo seja aceito.
Política de auto-arquivo
A REVEMOP permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).