Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: focando na coreografia

Palavras-chave: Etnomatemática, Danças folclóricas, Coreografia

Resumo

A investigação em Etnomatemática que estamos a desenvolver visa analisar a estrutura matemática inerente aos vários elementos que constituem danças folclóricas do Norte de Portugal e da Galiza, que é uma comunidade autónoma de Espanha, nomeadamente a coreografia, os acessórios e a música. Focando na coreografia, pretendemos representar e descrever os movimentos que os dançarinos realizam durante as danças. Diferentes tipos de coreografias foram identificados nas danças folclóricas, baseados nas disposições que, embora os dançarinos possam não manter fixas ao longo das danças, são aquelas a que eles acabam por retornar. Além disso, foram elaborados diagramas e esquemas numéricos para representar as sucessivas posições ocupadas pelos dançarinos ou pares através das danças folclóricas. As ideias e procedimentos matemáticos resultantes desta investigação etnomatemática serão, então, utilizadas na prática pedagógica, por meio da construção de tarefas para serem aplicadas na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTON, Bill. Prefácio. In: PALHARES, Pedro. (Coord.). Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2009, p. 7-10.

BARTON, Bill. The Language of Mathematics: telling mathematical tales. New York: Springer, 2008.

BAZTÁN, Ángel Aguirre. Etnografía. In: BAZTÁN, Ángel Aguirre. (Ed.). Etnografía: metodología cualitativa en la investigación sociocultural. Barcelona: Marcombo, 1995, p. 3-20.

BISHOP, Alan John. Mathematics education as cultural induction. Nieuwe Wiskrant, v. 6, n. 1, p. 27-32, oct. 1986.

BISHOP, Alan John. Mathematics Education in its cultural context. Educational Studies in Mathematics, v. 19, n. 2, p. 179-191, may. 1988.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CROWE, Donald W. Introduction to the Plane Symmetries. In: WASHBURN, Dorothy K.; CROWE, Donald W. (Ed.). Symmetry comes of age: the role of pattern in culture. Seattle: University of Washington Press, 2004, p. 3-18.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. General remarks on Ethnomathematics. ZDM, v. 33, n. 3, p. 67-69, jun. 2001.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Globalização, educação multicultural e o programa etnomatemática. In: PALHARES, Pedro. (Coord.). Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2009, p. 23-46.

DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE. Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, jan./feb. 2003.

FEUILLET, Raoul-Auger. Orchesography. Or, the Art of Dancing, by Characters and Demonstrative Figures. Wherein the Whole Art Is Explain'd; ... An Exact and Just Translation from the French of Monsieur Feuillet. by John Weaver, ... Translation of John Weaver. Gale ECCO Print Editions, 2010.

GARLAND, Trudi Hammel; KAHN, Charity Vaughan. Math and Music: harmonious connections. Palo Alto: Dale Seymour Publications, 1995.

GERDES, Paulus. Etnomatemática: reflexões sobre Matemática e diversidade cultural. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2007.

GERDES, Paulus. On culture, geometrical thinking and mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 19, n. 2, p. 137-162, 1988.

GRUPO FOLCLÓRICO DE VILA VERDE (GFVV). Grupo Folclórico de Vila Verde – mensageiro da sua terra ontem, hoje e sempre. Vila Verde: ATAHCA, 2008.

JOHNSON, R. Burke; CHRISTENSEN, Larry. Educational research: quantitative and qualitative approaches. Boston: Allyn & Bacon, 2000.

MASON, John H. Mathematics Teaching Practice: a guide for university and college lectures. Chichester: Horwood Publishing, 2002.

MOREIRA, Darlinda. Educação Matemática para a sociedade multicultural. In: PALHARES, Pedro. (Coord.). Etnomatemática: um olhar sobre a diversidade cultural e a aprendizagem matemática. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2009, p. 47-65.

RIBAS, Tomaz. Danças populares portuguesas. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983.

ROSA, Milton; GAVARRETE, Maria Elena. Polysemic Interactions between Ethnomathematics and Culturally Relevant Pedagogy. In: ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence; GAVARRETE, Maria Elena; ALANGUI, Wilfredo V. (Ed.), Ethnomathematics and its diverse approaches for Mathematics Education. Cham, Switzerland: Springer, 2017, p. 23-30.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Abordagens atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Boletim, Rio Claro, v. 19, n. 26, p. 19-48, jul./dez. 2006.

ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence. In Guise of Conclusion. In: ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence; GAVARRETE, Maria Elena; ALANGUI, Wilfredo V. (Ed.), Ethnomathematics and its diverse approaches for Mathematics Education. Cham, Switzerland: Springer, 2017b, p. 39-40.

ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence. Introduction. In: ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence; GAVARRETE, Maria Elena; ALANGUI, Wilfredo V. (Ed.), Ethnomathematics and its diverse approaches for Mathematics Education. Cham, Switzerland: Springer, 2017a, p. 1-3.

SHIRLEY, Lawrence; PALHARES, Pedro. Ethnomathematics and its Diverse Pedagogical Approaches. In: ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence; GAVARRETE, Maria Elena; ALANGUI, Wilfredo V. (Ed.), Ethnomathematics and its diverse approaches for Mathematics Education. Cham, Switzerland: Springer, 2017, p. 13-17.

TAPP, Kristopher. Simmetry: a mathematical exploration. New York: Springer, 2012.

THIE, Joseph A. Dance Mathematics: rhythms & dances; analysis & synthesis. Createspace Independent Publishing Platform, 2018.

WASHBURN, Dorothy K.; CROWE, Donald W. Symmetries of culture: theory and practice of plane pattern analysis. Seattle: University of Washington Press, 1988.

Publicado
2020-03-04
Como Citar
RIBEIRO, S. C. M. G.; PALHARES, P. M. B.; SALINAS, M. J. S. Estudo etnomatemático sobre danças folclóricas: focando na coreografia. Revemop, v. 2, p. e202014, 4 mar. 2020.
Seção
Perspectivas internacionais da Etnomatemática: da pesquisa à prática